AUDIÊNCIA PÚBLICA

Venâncio Aires fará busca ativa da população para inserção no mercado de trabalho 

Publicado em: 04 de dezembro de 2024 às 13:54
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Kadiny Hertzer/AI Tiago Quintana
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é mapear moradores que estão desempregados e que possam receber qualificação profissional

    Ocorreu na noite dessa terça-feira (3), na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a audiência pública que debateu a falta de mão de obra formal no município e na região. O debate foi proposto pelo vereador Tiago Quintana (PDT) e foi promovido pela Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo do Legislativo.

    Participaram, além dos vereadores, empresários, representantes de entidades, como sindicatos e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), e ainda, do poder público, destacando a presença do diretor-presidente da FGTAS José Scorsatto.

    O vereador Tiago Quintana afirmou que a audiência alcançou seu objetivo principal. “Conseguimos tirar este debate apenas das redes sócias, do achismo, e trouxemos ele para um espaço sério e que visa resultados práticos.Tivemos a oportunidade de ouvir os empreendedores; os trabalhadores, através dos representantes sindicais, e a administração pública, tanto do município quanto do estado, e saber o que está sendo feito para combater este problema”, salientou.

    Ainda segundo Quintana, a falta de trabalhadores no mercado de trabalho formal também se torna um problema que acaba atrapalhando o desenvolvimento econômico e social do município. “Também foi discutido bastante sobre o problema dos programas sociais, e ficou acertado que o município vai, a partir do ano que vem, realizar uma busca ativa aos beneficiários do programa bolsa família, principalmente alguns homens que são unifamiliares, ou seja, são sozinhos e recebem o benefício, para tentar a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. A administração municipal pretende ainda, intensificar a qualificação profissional e atuar no sentido de que aconteça o incentivo nos ambientes de trabalho, por parte dos empreendedores.”

    Conforme o parlamentar, o tema seguirá sendo debatido na Câmara de Vereadores e, também, com a Administração Municipal e entidades.

    Leia também