VENÂNCIO AIRES

Seduc confirma encerramento das atividades na Escola Mariante

Publicado em: 04 de dezembro de 2024 às 06:31
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Fator decisivo foi a enchente de maio deste ano, que atingiu toda a região

    Após 85 anos de atividade, a Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, terá seus trabalhos encerrados no final deste ano.

    Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto

    A informação foi repassada à comissão diretiva em uma reunião realizada no mês passado entre o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura e os profissionais da Escola Mariante.

    A diretora do educandário, Naira Elisabeth da Rosa, destaca que o sentimento é de tristeza. Apesar da estrutura física da escola não estar sendo utilizada, ainda existia esperança da continuidade e da permanência da Escola Mariante. Isso porque, segundo ela, o Governo do Estado, no pós-enchente, havia apresentado algumas propostas para manutenção dos serviços.

    Procurada pela reportagem do Portal Arauto, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), enviou um comunicado. A decisão de encerrar as atividades é uma consequência dos danos severos causados pelos eventos climáticos extremos ocorridos neste ano. Além disso, conforme a Secretaria Estadual, levou em consideração o fato da estrutura do terreno escolar já ter sido atingido pelas enchentes de 2023, conforme atestam laudos.

    Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto

    “As fortes chuvas de maio comprometeram todo o espaço, havendo desde estragos no pátio da escola e danos nas instalações elétricas até perda de bens materiais e documentos. Antes mesmo das enchentes de maio, a Escola Mariante estava em processo de reforma, em um esforço coordenado pelas secretarias da Educação (Seduc) e de Obras Públicas (SOP)”, diz um trecho da nota oficial.

    Conforme a Seduc, após as cheias de 2023, o Governo do Estado investiu mais de R$ 340 mil para compra de mobiliários, “Contudo, a força das enchentes de maio destruiu os avanços da reforma, tornando inviável a continuidade das atividades presenciais na escola, classificada como grau de criticidade de nível 5, o que representa o impacto mais severo na tipologia adotada pelos técnicos da Seduc e da SOP”, reforça o comunicado.

    Ainda de acordo com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, os estudantes que eram da Escola Mariante seguirão acolhidos na Escola Adelina, que oferece Ensino Médio em Tempo Integral.

    Relembre:

    • Junho de 2022: um dos prédios foi interditado em função de problemas na estrutura. Mais tarde, outro espaço foi desativado por problemas na parte elétrica. Alunos passaram a ter aula EAD e, após, atendimento em salas da Unisc campus Venâncio Aires.
    • Abril de 2023:prédios receberam revitalização por parte do Governo do Estado e alunos retornaram.
    • Setembro e novembro de 2023: estrutura é atingida pelas enchentes.
    • Maio de 2024: todo o educandário sofre com a enchente histórica. Atividades são suspensas. Em um primeiro momento, estudantes voltam para as salas da Unisc Venâncio Aires. Porém, são realocados e passam a integrar a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen.

    Leia também