SAÚDE

Número de casos de tuberculose no Rio Grande do Sul é 40% maior do que a média nacional

Publicado em: 04 de dezembro de 2024 às 13:38
  • Fonte
    Governo RS
  • A capacitação reúne profissionais para contribuir com a redução do quadro da doença no Estado | Divulgação SES
    compartilhe essa matéria

    Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou 5.327 casos novos de tuberculose. A incidência, de 46 casos a cada 100 mil habitantes

    Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou 5.327 casos novos de tuberculose. A incidência, de 46 casos a cada 100 mil habitantes, é 40% maior do que a média nacional, que é de 32 casos. Qualificar a assistência aos portadores das doenças, assim como possibilitar mudanças no cenário epidemiológico, é o objetivo da capacitação: Manejo clínico da tuberculose em adultos. Organizado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (Pect) da Secretaria da Saúde (SES), em parceria Ministério da Saúde, o evento começou nesta terça-feira (3) no Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre.

    A qualificação reúne 86 participantes, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive do sistema prisional, que fazem parte de todas as Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado, e conta com palestrantes da Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde.

    No primeiro dia, os participantes discutiram a prevenção primária e secundária à doença e os processos de notificação, investigação, acompanhamento e encerramento de casos, a partir das contribuições da doutora em infectologia e medicina tropical Liliana Vega, do coordenador regional de tuberculose da Secretaria da Saúde do Paraná, Francisco Beraldi, e da enfermeira e professora da Universidade Estadual de Maringá (PR), Gabriela Magnabosco.

    A ação se integra à meta do país, em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), de eliminar a doença como problema de saúde pública até 2030. Atualmente, 10,6 milhões adoecem com tuberculose todos os anos no mundo, com 1,3 milhão de óbitos.

    O Rio Grande do Sul tem um número de casos considerável, com taxas de incidência maiores e taxas de cura menores do que a média do país”, explicou a coordenadora do Pect, Carla Jarczewski.