Representaram o clube o presidente, Romildo Bolzan, e os jogadores Marcelo Grohe, Ramiro e Bressan
O Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, ficou lotado na tarde desta segunda-feira (4). E a maioria dos que estavam lá vestiam as cores azul, preto e branco e faziam vídeos e fotos sem parar. O motivo é que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense recebeu uma homenagem do governador José Ivo Sartori pela conquista do tricampeonato da América. O terceiro título da Copa Libertadores veio na noite do último dia 29 de novembro, após a vitória por 2 a 1 sobre o Lanús, na Argentina.
Representaram o clube o presidente, Romildo Bolzan, e os jogadores Marcelo Grohe, Ramiro e Bressan. A taça da Libertadores também veio para o Palácio Piratini. O deputado federal Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, e o vereador Tarciso Flecha Negra, ex-jogador do tricolor gaúcho, também participaram.
A homenagem começou já na entrada, com a bandeira do time na fachada do Palácio Piratini, sede do Poder Executivo gaúcho. Lá dentro, a delegação foi recebida com muitos aplausos. Antes dos discursos, um telão exibiu um vídeo com momentos importantes da trajetória do clube na Copa Libertadores da América deste ano.
O primeiro a falar foi o presidente Bolzan, que agradeceu a homenagem. "Estamos na casa do Rio Grande do Sul. Muito obrigado, governador. O Grêmio se sente honrado porque, antes de mais nada, somos um time gaúcho. Se há um sentimento que o nosso estado sempre teve foi a solidariedade. E nós sentimos isso quando chegamos da Argentina e agora também", disse.
Sartori reforçou a importância da conquista para o estado. "Transmitam a todos integrantes do Grêmio os meus parabéns. Porque, nessa caminhada, vocês não representam apenas o Rio Grande do Sul. Vocês são o Brasil e a América", afirmou. O governador foi interrompido por gritos e aplausos quando citou os nomes dos jogadores presentes: Marcelo Grohe, Ramiro e Bressan. "Tanto na política quanto no esporte, os resultados aparecem quando trabalhamos com seriedade, transparência e verdade", completou.
Em seguida, Sartori entregou para a delegação uma placa em homenagem ao tricampeonato. O Grêmio se tornou o terceiro clube brasileiro a vencer três vezes a Libertadores, ao lado de Santos e São Paulo. Agora, o Rio Grande do Sul tem cinco títulos da competição: três do Grêmio (1983, 1995 e 2017) e dois do Internacional (2006 e 2010).
O Grêmio embarca nesta quarta-feira (6) para os Emirados Árabes para disputar o Mundial de Clubes. O time gaúcho vai em busca do bicampeonato. Com a dupla grenal, o Rio Grande do Sul já conquistou dois títulos mundiais: em 1983 com o Grêmio e, em 2006, com o Inter.
A cerimônia terminou com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tocando o hino do Grêmio. Também participaram diversas autoridades, entre secretários de Estado, deputados e vereadores de Porto Alegre.
Notícias relacionadas
Equipe de judô de Vera Cruz conquista medalhas no Campeonato Estadual da categoria
Competição foi realizada nesse sábado, no ginásio Arnão, em Santa Cruz
Torneio Aberto de Tênis: sábado foi marcado por oito partidas
Segunda edição do evento realizado pelo Tênis Clube Santa Cruz e Grupo Arauto segue até 20 de novembro
Ceisc União Corinthians vai em busca da quinta vitória neste sábado
Com segundo melhor aproveitamento do NBB, equipe encara o Vasco a partir das 16h
Sub-17 da ASF vence e garante vaga na final da conferência do Gauchão de Futsal
A primeira partida das semifinais foi disputada no dia 31 de novembro