Geral e Região

Saiba o que é permitido na região durante o período de piracema

Publicado em: 04 de novembro de 2022 às 09:38 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:35
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Brigada Militar
    compartilhe essa matéria

    Fiscalização é da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo

    A piracema, período de migração e reprodução dos peixes, começou em 1º de novembro e se estende até 31 de janeiro de 2023. Para garantir a sobrevivência das espécies, as regras para pesca nos rios da região sofrem alterações nesse período. A fiscalização é responsabilidade da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo.

    O que é permitido

    Autoriza-se apenas uso de uma linha de mão dotada de apenas um anzol, podendo usar vara e carretilha, além da possibilidade de realização de pesca embarcada. Para realização de pesca amadora, é necessário ter o registro para a atividade. A quantidade de pesca se limita a 5 quilos por pescador, respeitando o tamanho mínimo para cada espécie.

    O que não pode

    Não é permitido o uso de qualquer acessório de pesca que possa capturar mais de um exemplar de peixe por vez, sendo expressamente proibido o uso de redes de pesca de qualquer natureza. 

    Respeitando-se os locais liberados para pesca, ficam restritos na bacia a distância de 1.500 metros a jusante e montante das barragens.

    De acordo com o soldado Daniel Scremin, comandante do 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Rio Pardo, o trabalho para coibir os crimes desta natureza estão sendo realizados. "Estamos intensificando as fiscalizações referentes aos crimes de pesca, bem como condução de embarcações a motor, acampamentos, entre outras que envolvam a atividade embarcada. Há realização de patrulhas embarcadas em diferentes dias e horários da semana com o objetivo de coibir e reprimir os crimes desta natureza", explica.