Desburocratização e modernização de leis de incentivos foram os objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico nos últimos seis meses
Os seis primeiros meses de Edson Brum (MDB) frente à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico foram de trabalho focado desburocratização e modernização de leis de incentivos. O objetivo principal era fazer com que os empreendedores pudéssem investir em meio à pandemia. "Criamos linhas de créditos específicas junto aos bancos BRDE, Badesul e Junta Comercial, além de um seguro para auxiliar o comerciante. Com isso, desburocratizamos e permitimos o acesso a empréstimos de até R$180 mil. Também isentamos as taxas na Junta Comercial e trabalhamos nove leis de incentivo para criar um ambiente favorável para empresas se instalarem no Estado", destaca.
Conforme Brum, somente através do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), já são 97 empresas em processo de instalação ou ampliação das fábricas. No Vale do Rio Pardo, os incentivos foram concedidos à Calçados Beira-Rio para ampliação das fábricas em Mato Leitão e Candelária. Já Santa Cruz do Sul será contemplada com a ampliação do frigorífico da Excelsior, através do incentivo de mais de R$ 1 milhão para a JBS. "A retomada econômica já iniciou no Rio Grande do Sul. Nosso PIB foi supeior ao do nacional e isso demostra que aqui, com o trabalho dos empreendedores e com a ajuda do governo nessas leis que facilitaram para empreender, melhorou muito", considera
Para ele, apesar do desafio de comandar a pasta, o momento é de extrema importância na trajetória. "Tem sido um momento muito bom, de crescimento pessoal e relação com outros setores que eu não tinha com a economia do Estado e isso fortalece nosso trabalho", finaliza.
Reeleição
Conhecido por defender pautas do setor primário, produtores e comércio, Brum afirmou que irá concorrer à reeleição para deputado estadual nas eleições do próximo ano. Para a corrida eleitoral, o parlamentar – que esteve visitando na última sexta-feira (15) a 36ª Oktober – também levará demandas de outros setores da economia já que, desde março deste ano, teve a oportunidade de estreitar relações após assumir a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Notícias relacionadas
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV
Lula diz esperar que cúpula do G20 seja marcada pela coragem de agir
Presidente destacou que a fome é produto de decisões políticas