Geral e Cobertura Especial

Aberta oficialmente a 33ª Oktoberfest

Publicado em: 04 de outubro de 2017 às 18:51 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:13
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
    compartilhe essa matéria

    Cerca de 400 mil pessoas são esperadas nos 12 dias

    A noite de quarta-feira (4) foi marcada por encanto e magia durante a abertura da 33ª Oktoberfest, que ocorre até o dia 15 de outubro. A estimativa é de que cerca de 400 mil pessoas circulem pelo Parque da Oktoberfest durante os dias de festa. As soberanas, rainha Milena Rachor; e princesas Milena Gehrke e Thartieri Assmann abriram a cerimônia dançando uma música da cultura alemã.

    O primeiro discurso foi do presidente da festa, Djalmar Marquardt. Ele agradeceu àqueles que não puderam estar na solenidade, mas estão nos bastidores fazendo de tudo para que o evento dê certo. Salientou que a Oktober é de muita cultura, diversão e alegria. "Colocamos aqui o que imaginamos e sonhamos. Tenham todos uma excelente Festa da Alegria."

    Em seguida, o presidente da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), Léo Schwingel, lembrou que 245 expositores e fornecedores contribuem para o bom andamento da festa. Ele lembrou do temporal no último domingo (1º), que destruiu parte da estrutura do espaço e falou em resiliência. "Tivemos o imprevisto no qual tivemos que voltar ao começo em apenas três dias." Em seguida, a rainha Milena Rachor fez um discurso onde enfatizou a fé.

    O prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, deu ênfase a presença do vice-governador, José Paulo Cairoli; de membros da Brigada Militar, policiais civis, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros. Ele também lembrou do temporal no domingo e elogiou os que ajudaram a reerguer parte da estrutura do parque. 

    Por fim, o vice-governador Cairoli disse que chegando em uma região como o Vale do Taquari, numa festa como a Oktober, vê como nosso Estado é empreendedor. "Estamos lutando e acreditando em um Estado melhor. Temos muito o que fazer, que cada um esteja emanado num projeto maior, não de governo ou partido, mas que quando olhe para as pessoas gostaríamos que o Estado fosse todo como Santa Cruz."  

    Atividades

    A programação artística e cultural está recheada de muita dança, música, gastronomia e eventos diversos. Com financiamento das Leis de Incentivo à Cultura do Governo Estadual e Federal, a festa evidencia as principais manifestações culturais das tradições germânicas. Nesta quinta-feira (5), o Culto Ecumênico, momento religioso que se tornou tradicional durante a Oktoberfest, ocorre no Pavilhão Central, às 19h30min, seguido do Baile do Folclore, com a participação dos grupos de danças locais e convidados.

    Em 12 dias de intensa programação, a Oktoberfest da Santa Cruz do Sul, que tem como tema central Arte, Tradição e Fé, tem a música representada por dezenas de bandinhas típicas alemãs que se apresentam em quatro palcos, com mais de 500 horas de música; bem como a dança, com a participação de Grupos Folclóricos adultos e infantis locais, regionais e de outros estados. Os Jogos Germânicos também são destaques, com modalidades como bolão de mesa, bolão de bola presa e corrida de tamancos. Com eliminatórias antes da festa, a Olimpíada Rural, conta com equipes do interior do município, que disputam provas como corrida de saco, serrar lenha e trocar rodas de carroça.

    Outros destaques da programação ficam a cargo do Encontro de Corais infantil e adulto, Teatro e Torneio Internacional de Eisstocksport. A farta gastronomia típica, espalhada pela Feira das Cucas, Café Colonial, Vila Típica e Restaurante, também fica em evidência durante a 33ª Oktoberfest, assim como as aulas gratuitas de culinária e de língua alemã, respectivamente na Escola de Gastronomia Senac/Sindilojas e Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch. A grande atração cultural da Festa da Alegria são os Desfiles Temáticos, que acontecem no Centro da cidade, com a participação de mais de mil figurantes.

    Programação desta quinta-feira – 5 de outubro:
    Inteira R$ 10,00 / Meia-entrada R$ 5,00
    14h – Abertura do Parque
    14h às 22h – Exposição de material de emprego militar, Exposição de viaturas operacionais e Pista de cordas – Local a definir
    14h30 – Apresentação de Grupos Folclóricos Infantis – Pórtico
    15h – Oficina de Jogos Germânicos – Parque da Oktoberfest
    15h às 22h – 13º Torneio Internacional da Oktoberfest Eisstocksport – C.C. 25 de Julho
    16h às 18h – Banda Munich – Itinerante
    19h às 21h – Banda Fest – Itinerante
    19h às 21h10 – Banda Alto Astral – Lonão
    19h às 23h – Banda Heilige – Pórtico
    19h30 – Culto Ecumênico – Pavilhão Central
    19h30 às 21h10 – Banda Nowa – Pavilhão Central
    20h- Aula de Língua Alemã – Espaço Assemp
    21h – Baile do Folclore – Pavilhão Central
    21h às 23h – Banda Estrela de Ouro – Itinerante
    21h às 22h30 – DJ Fabrício Batista – Brahma Haus
    21h30 às 01h30 – Orquestra Eichelberger – Pavilhão Central
    21h30 às 01h30 – Rogério Magrão e Banda – Lonão
    22h30 às 00h – Conexão – Brahma Haus
    00h às 01h30 – DJ Adriel Kupp – Brahma Haus
    23h – Fechamento da Feirasul
    02h – Fechamento do Parque 

    Confira a programação completa