Geral

Prevista para iniciar no primeiro semestre deste ano, obra da Rua Coberta fica para 2024

Publicado em: 04 de setembro de 2023 às 10:43 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:48
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Secretário Everton Oltramari explicou atraso na licitação por prioridade em outros projetos do município

    No 144º aniversário de Santa Cruz do Sul, em setembro de 2022, a prefeita Helena Hermany anunciou para a população o projeto da Rua Coberta da Borges de Medeiros. O projeto conceitual, fruto de colaboração entre a Associação Empresarial de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Studio Kite Arquitetura, recebeu contribuições dos empresários locais e foi apresentado à comunidade na forma final proposta pela prefeita.

    Originalmente, a expectativa era que a licitação fosse realizada entre fevereiro e março deste ano, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2023. Entretanto, de acordo com o secretário de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, o processo de licitação foi adiado. "Em razão de ajustes no projeto, a licitação ocorrerá em novembro e as obras iniciarão depois das festas de fim de ano para não prejudicar o comércio", explicou Oltramari.

    Leia mais: Obras da Rua Coberta de Santa Cruz devem começar no primeiro semestre de 2023

    Outro ponto trazido pela Administração Municipal foi sobre a prioridade em outros dois projetos da cidade, o do Mercado Público e do Viaduto do Arroio Grande.

    A proposta para a Rua Coberta inclui transformar a via em uma única pista para veículos, limitando a velocidade a 20 km/h, além de oferecer calçadas mais amplas, espaços para mesas, cadeiras, canteiros e bancos públicos, tudo sob um telhado projetado para preservar as árvores existentes.

    Leia também: Desastres naturais deixaram mais de R$ 100 milhões em prejuízo desde 2017

    O expectativa da Administração Municipal é criar um novo ponto turístico e de lazer no município, estimulando o comércio local na região central. O projeto também conta com uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil para financiar a obra.