Produção de marmitex foi tema da oficina para alunos inscritos via Cras Central
A cozinha do Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul ficou ainda mais cheirosa nesta semana, com o preparo de refeições saborosas feitas no local pela primeira turma do MasterChef Social deste ano. A produção de marmitex foi tema da oficina que começou na quarta-feira, 2, para alunos inscritos via Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Central, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que vem capacitando profissionais na culinária desde 2022.
Orientados pela professora Ana Elisa Passos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os seis alunos inscritos aprenderam novas técnicas para o cozimento de arroz, feijão, batatas, carnes e legumes. “Uma aula excelente, com orientações importantes sobre higiene, apresentação dos pratos e modos de preparo que eu não conhecia”, avaliou Gilmar Pedro Koneger, que busca aperfeiçoar as habilidades culinárias para trabalhar no ramo. “Aula boa e muito bem aproveitada, com dicas importantes que a gente não sabia”, acrescentaram Elisa Giehl e Michele da Silva, que cogitam aprimorar o talento na cozinha para obter uma renda extra para as famílias.
Cada mês uma nova temática
Nos Cras Beatriz e Integrar, localizados nos bairros Santa Vitória e Bom Jesus, respectivamente, as oficinas de marmitex também já começaram nesta semana, com aulas em suas próprias cozinhas. Ao todo, serão quatro encontros semanais nos turnos da tarde. Ao término desta oficina, começa a próxima, de docinhos para festas. Depois, terá capacitação em pães caseiros para iniciantes, planejamento de menus, bolachas doces e salgadas para iniciantes e, ainda, de ceias para festividades. Assim, esta edição do MasterChef Social deve se estender até o fim do ano.
A secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, explica que, além de oferecer oportunidade de aperfeiçoamento para quem deseja ter na gastronomia uma carreira profissional, as oficinas também buscam incentivar o melhor preparo dos alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. “O objetivo é proporcionar uma fonte de renda para quem busca a cozinha como profissão, mas também ensinar a aperfeiçoar o cardápio em casa, reutilizar melhor os alimentos e saber a melhor forma de preparar as cestas básicas para evitar desperdícios”, detalha.
Inscrições ainda são aceitas
Interessados em participar do MasterChef Social ainda podem se inscrever. Caso não haja vaga na oficina desejada, podem deixar o nome na lista de espera para serem chamados em caso de desistências. Os requisitos são: ter acima de 16 anos, residir em Santa Cruz do Sul e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:
- Cras Central – Rua Coronel Oscar Jost, 1576 (Centro), telefone/whats 3715-1895
- Cras Beatriz – Rua David Severo Mânica, 369 (bairro Santa Vitória), telefone/whats 3711-9187
- Cras Integrar – Rua Padre Luiz Muller, 490 (bairro Bom Jesus), telefone/whats 3713-4288
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro