Planejamento inicial era de instalar a Unidade de Pronto Atendimento junto ao Hospital Santa Cruz (HSC)
A saúde pública em Santa Cruz do Sul está prestes a receber uma alteração. O planejamento inicial de instalar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central da cidade, junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), teve que ser revisto devido a uma série de fatores que envolvem atualizações nas diretrizes do Ministério da Saúde. A partir de julho, a UPA Região Central estará estabelecida onde atualmente é a UBS Clementina (Posto Central), ao lado do Centro Materno infantil (Cemai), na Travessa Walter Kern.
O Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Dupont, esclareceu que, embora o Hospital Santa Cruz tenha sido um parceiro ativo no projeto inicial, questões técnicas e atualizações ministeriais alteraram a continuidade do plano original. A mudança visa evitar que o hospital perca um montante de recursos, aproximadamente R$ 2,4 milhões, além de alinhar-se às recomendações da Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, que indicou a preferência por locais públicos para instalação de unidades de saúde.
A escolha do prédio público também está em conformidade com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, que priorizam espaços de gestão pública para investimentos em saúde. Essa decisão visa garantir a credibilidade do projeto e sua conformidade com as exigências ministeriais, evitando qualquer contratempo que poderia surgir caso fosse mantido o plano de utilizar um prédio privado.
LEIA TAMBÉM: Grupo de idosos do Sesc Santa Cruz confecciona roupas de lã para doação

Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira | Foto: Emily Lara/Portal Arauto
“A resolução do Ministério da Saúde começou a dificultar essa sistemática, porque eles priorizam prédios públicos e entendem que verba pública deve ser em prédio público. Com essa alteração não teria lógica a gente arriscar todo um trabalho da Saúde e também de todos os órgãos para chegar na frente e não se concretizar“, explicou Dupont.
Apesar das mudanças, o Secretário de Saúde assegurou que a transição será realizada de forma tranquila, com os ajustes necessários sendo feitos para que a UPA na UBS Clementina entre em operação sem contratempos. Quanto à UBS Clementina (Posto Central), será feita a transferência para uma nova localidade no centro da cidade, cujos detalhes serão divulgados em breve pela Prefeitura.
A prefeita Helena Hermany salientou que houve aceleração no processo para que o compromisso de entregar uma estrutura de UPA na região central fosse cumprida. “É bom que a comunidade saiba que estamos procurando um local para nós transferirmos o Posto Central. Caso alguém tenha a disponibilidade de algum espaço, pode entrar em contato conosco junto à Secretaria de Saúde. Em um prazo aproximado de 30 dias, nós vamos nos fazer essa transferência. A gente não queria deixar que essa nossa promessa com a UPA não fosse cumprida, então aceleramos o processo“, disse a chefe do Executivo santa-cruzense.
Notícias relacionadas

Programa que oferta bolsas de estudo no exterior a negros tem inscrição até dia 30
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Papa Francisco clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica