Planejamento inicial era de instalar a Unidade de Pronto Atendimento junto ao Hospital Santa Cruz (HSC)
A saúde pública em Santa Cruz do Sul está prestes a receber uma alteração. O planejamento inicial de instalar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central da cidade, junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), teve que ser revisto devido a uma série de fatores que envolvem atualizações nas diretrizes do Ministério da Saúde. A partir de julho, a UPA Região Central estará estabelecida onde atualmente é a UBS Clementina (Posto Central), ao lado do Centro Materno infantil (Cemai), na Travessa Walter Kern.
O Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Dupont, esclareceu que, embora o Hospital Santa Cruz tenha sido um parceiro ativo no projeto inicial, questões técnicas e atualizações ministeriais alteraram a continuidade do plano original. A mudança visa evitar que o hospital perca um montante de recursos, aproximadamente R$ 2,4 milhões, além de alinhar-se às recomendações da Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, que indicou a preferência por locais públicos para instalação de unidades de saúde.
A escolha do prédio público também está em conformidade com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, que priorizam espaços de gestão pública para investimentos em saúde. Essa decisão visa garantir a credibilidade do projeto e sua conformidade com as exigências ministeriais, evitando qualquer contratempo que poderia surgir caso fosse mantido o plano de utilizar um prédio privado.
LEIA TAMBÉM: Grupo de idosos do Sesc Santa Cruz confecciona roupas de lã para doação
“A resolução do Ministério da Saúde começou a dificultar essa sistemática, porque eles priorizam prédios públicos e entendem que verba pública deve ser em prédio público. Com essa alteração não teria lógica a gente arriscar todo um trabalho da Saúde e também de todos os órgãos para chegar na frente e não se concretizar“, explicou Dupont.
Apesar das mudanças, o Secretário de Saúde assegurou que a transição será realizada de forma tranquila, com os ajustes necessários sendo feitos para que a UPA na UBS Clementina entre em operação sem contratempos. Quanto à UBS Clementina (Posto Central), será feita a transferência para uma nova localidade no centro da cidade, cujos detalhes serão divulgados em breve pela Prefeitura.
A prefeita Helena Hermany salientou que houve aceleração no processo para que o compromisso de entregar uma estrutura de UPA na região central fosse cumprida. “É bom que a comunidade saiba que estamos procurando um local para nós transferirmos o Posto Central. Caso alguém tenha a disponibilidade de algum espaço, pode entrar em contato conosco junto à Secretaria de Saúde. Em um prazo aproximado de 30 dias, nós vamos nos fazer essa transferência. A gente não queria deixar que essa nossa promessa com a UPA não fosse cumprida, então aceleramos o processo“, disse a chefe do Executivo santa-cruzense.
Notícias relacionadas
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília