Mata ciliar reduz a velocidade da água e auxilia na retenção de sedimentos
Pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estão explorando medidas para mitigar os efeitos das enchentes futuras na região. Uma das soluções em destaque é a ampliação do pagamento por serviços ambientais. De acordo com o professor Markus Erwin Brose, imagens aéreas destacaram que os produtores participantes do Programa Protetor das Águas sofreram menos danos do que os demais.
De acordo com o pesquisador, a mata ciliar reduz a velocidade da água e auxilia na retenção de sedimentos. “Há necessidade de pensar no conjunto do Rio Pardinho, que, por sua vez, tem que ser pensado dentro do Rio Pardo. A reconstituição, a qualificação da bacia, no sentido amplo da palavra, tem que ser a nossa preocupação. Não adianta cada um pensar individualmente, temos que pensar a bacia”, disse.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto Salgado Filho tem previsão de reabertura para dezembro
Professor e presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Agepardo), Marcelo Luis Kronbauer também falou sobre o tema durante a abertura da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz. Os dois especialistas concordam que medidas como o pagamento por serviços ambientais podem incentivar os produtores a conservar e restaurar a vegetação ciliar, contribuindo assim para a redução dos impactos das enchentes na região.
“O que ficou muito marcado quando a gente comparou o antes e depois no Rio Pardinho foi perceber o quanto a vegetação ciliar é importante. A gente viu que áreas de proteção de cinco metros foram levadas, não sobrou. Locais com faixa de 15 metros ou mais resistiram. A gente percebe que a mata ciliar cumpre a sua função, que é de frear o escoamento da água. Ela tem um papel importante na dinâmica de escoamento da água na bacia, reduzindo a velocidade da água e retendo sedimentos”, falou Marcelo Kronbauer.
Notícias relacionadas

Asan de Santa Cruz inaugura nova cozinha
Entidade hoje atende 82 idosos residentes e conta com o trabalho de 60 funcionários

Secretaria de Obras conclui pavimentação de rua no Bairro Esmeralda
A melhoria, que teve um custo de R$ 510 mil reais, foi finalizada em dois meses

Negociação e acordos coletivos da categoria alimentação são concluídos
Parte importante da composição dos trabalhadores vinculados ao Sindicato; reajuste para os trabalhadores de todas as empresas negociadas ficou acima do índice de inflação, com ganho real e avanços em cláusulas sociais

Para solicitar serviços pelo celular, população pode chamar a “Verinha”; veja como
Assistente virtual da Prefeitura de Vera Cruz quer conectar moradores e aproximá-los da gestão