Tutores devem inscrever os animais na Secretaria de Meio Ambiente
Uma solicitação de anos de ONG’s e da sociedade venâncio-airense iniciou no final do ano passado: A castração pública de animais, cães e gatos, em busca de garantir melhor qualidade de vida aos “bichanos” obtendo ainda múltiplos benefícios, como melhoras no comportamento, prevenção de doenças e ainda impedir a reprodução sem controle. A segunda edição foi lançada na tarde desta segunda-feira (3), dentro das programações da Semana do Meio Ambiente.
Neste ano, a expectativa é de castrar mais de 150 animais que serão inscritos no programa por seus tutores ou então pelas ONG’s da causa animal do Município. Uma das novidades é que a Secretaria de Meio Ambiente estará cadastrando na sede da pasta, mas também fará um roteiro com o mutirão em nove bairros, buscando cadastrar animais para o procedimento cirúrgico e ainda aplicar medicamentos vermífugos nos pets das regiões visitadas.
As inscrições na Secretaria iniciam seguem até o dia 29 deste mês. Já nos bairros as visitas ocorrerão em um turno, conforme tabela em anexo. A finalidade do mutirão é poder oportunizar que moradores de locais mais distantes possam se cadastrar, sem precisar ir até a Secretaria, e ainda medicar gratuitamente os animais.
População animal
Para cada bebê humano que nasce, em média 15 cães e 45 gatos também nascem. Em seis anos, por exemplo, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes e se formos olhar para os gatos este número é ainda maior. Em Venâncio Aires não há o número estimado de animais, mas segundo a Presidente da ONG Amigo Bicho, Nais de Andrade, a média atualmente deve beirar cinco animais por habitante, ou seja, Venâncio Aires possui cerca de 72 mil habitantes e 360 mil animais.
Castração
A castração é um procedimento cirúrgico feit em cães e gatos, fêmeas e machos, no entanto, no caso do programa municipal, a castração é feita apenas nas fêmeas. O procedimento é simples e consiste na retirada do útero, trompas e ovários. A cirurgia é feita com anestesia geral e em torno de uma semana o animal está totalmente recuperado. Atualmente, a Prefeitura está com o processo de licitação aberto para credenciar as clínicas veterinárias que participarão do programa. Conforme a Secretaria, ano passado mais de 70 animais foram beneficiados com o procedimento.
Inscrições:
O tutor do animal ou membro de Organização não Governamental (ONG), devidamente registrada, deverá requer o serviço de esterilização, mediante preenchimento de formulário padrão e declaração de responsabilidade, fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Caso o interessado possua algum documento que comprove situação de vulnerabilidade econômica, deverá anexá-lo ao formulário e a declaração de responsabilidade. Para se inscrever, o interessado deve apresentar seu documento de identidade ou CPF.
O formulário de requerimento, declaração de responsabilidade e demais documentos, deverão ser entregues na sede da SEMMA, rua 7 de Setembro, nº 1217, ou nas unidades móveis, nos dias e horários especificados a seguir:
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade