IGREJA CATÓLICA

Padre de Santa Cruz relembra experiências em Roma durante o início do papado do Papa Francisco

Publicado em: 04 de maio de 2025 às 13:45 Atualizado em: 04 de maio de 2025 às 14:04
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Freepik
    compartilhe essa matéria

    Ele chegou ao país para estudar, em agosto de 2013, poucos meses após o fim do conclave daquele ano

    Após a morte do Papa Francisco, os olhos do mundo católico se voltam para o Vaticano, onde ocorrerá o processo de escolha de seu sucessor. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o vigário da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Leandro Lopes, compartilhou suas experiências vivendo em Roma durante o início do papado do Papa Francisco.

    Padre Leandro Lopes | Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto

    O sacerdote chegou a Roma para estudar, em agosto de 2013, poucos meses após o fim do conclave que elegeu o Papa Francisco. Ele teve a oportunidade de participar de eventos na Basílica de São Pedro, incluindo as catequeses semanais do pontífice. Em duas ocasiões, ele pôde saudar pessoalmente o líder religioso, durante um curso na Penitenciaria Apostólica e durante uma celebração do Sagrado Coração de Jesus. “Ainda naquela ocasião também estava naquela missa o Papa Bento XVI, como Papa Emérito. Foi um período muito bonito e também muito profundo desse tempo em Roma, dessa experiência da Igreja Universal, e também da presença do Papa Francisco”, relembrou.

    Nos mais de 12 anos à frente da Igreja Católica, o vigário da Diocese de Santa Cruz destacou a ênfase do Papa Francisco nas questões migratórias e o compromisso do Papa com o diálogo inter-religioso, especialmente com o mundo muçulmano, como um de seus principais legados. “A religião muçulmana cresce muito entre eles, aumenta bastante na Europa. E o Papa Francisco, ao iniciar esses diálogos, estava também começando um modo de proceder entre essas duas grandes religiões, uma maneira de estabelecer relações”, refletiu.

    Na última segunda-feira (28), o Vaticano anunciou a data de início do conclave, reunião do Colégio de Cardeais que elege o novo papa. No dia 7 de maio, os 133 cardeais de 70 países se isolam na Capela Sistina para decidir o nome do pontífice.

    Leia também