Encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda
A implantação de redes de esgoto sanitário, que se iniciou dia 27 de março no bairro Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul, foi o principal tema da reunião realizada pela Corsan com os moradores da região nessa quinta-feira (3). O encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda.
O assistente de Responsabilidade Social da Corsan na Região Central, Cleiton Machado, abriu a reunião falando sobre as ações da Companhia para se aproximar da população. Em seguida, o engenheiro responsável pela obra, Vinícius de Souza Cerqueira, explicou como vai ocorrer a construção de redes coletoras de esgoto doméstico que está sendo feita na cidade. Além da implantação dos canos e ramais prediais, serão construídas elevatórias para bombear o esgoto até a estação de tratamento.
O engenheiro usou uma parte de tubulação para demonstrar como deverá ser feita a ligação dos imóveis às novas redes. Cerqueira também informou que, um dia antes de a obra passar em frente às casas, os moradores serão avisados por um funcionário da Corsan para que os carros não fiquem estacionados no local entre as 7h30min e 17h30min – período em que os trechos ficarão interditados.
“Para que ocorra o trânsito das máquinas com segurança, sem riscos de acidente, será preciso bloquear as áreas onde a empresa estiver trabalhando. Mas todos serão comunicados previamente”, destacou o engenheiro.
Dúvidas da comunidade
A reunião fez parte do programa Afluentes, desenvolvido pela Corsan para aproximação com as comunidades. A cada início de obra ou a pedido da população, a Companhia promove reuniões para levar informações e esclarecer dúvidas. No encontro dessa quinta-feira, foi detalhado como os proprietários dos imóveis deverão proceder para fazer as interligações intradomiciliares e como será feita a cobrança de tarifa pelo esgotamento sanitário.
A supervisora comercial Luciane Mutchal explicou que os moradores irão pagar pela coleta e tratamento de esgoto o valor correspondente a 70% do volume de água consumido mensalmente, mais a taxa pelo serviço básico. O abastecimento de água do bairro não é fornecido pela Corsan, e sim pela associação de moradores.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Santa Cruz deve multar empresa por abandono de obra no Aeroporto Luiz Beck da Silva
Prefeito Sérgio Moraes falou sobre a licitação em entrevista à Arauto News

Asan de Santa Cruz inaugura nova cozinha
Entidade hoje atende 82 idosos residentes e conta com o trabalho de 60 funcionários

Secretaria de Obras conclui pavimentação de rua no Bairro Esmeralda
A melhoria, que teve um custo de R$ 510 mil reais, foi finalizada em dois meses

Negociação e acordos coletivos da categoria alimentação são concluídos
Parte importante da composição dos trabalhadores vinculados ao Sindicato; reajuste para os trabalhadores de todas as empresas negociadas ficou acima do índice de inflação, com ganho real e avanços em cláusulas sociais