Entidade foi criada em março deste ano
Criada em março deste ano, a Associação Mulheres de Fibra de Santa Cruz do Sul nasceu com o objetivo de acolher, representar e buscar direitos para mulheres diagnosticadas com fibromialgia. A entidade, presidida por Raquel Viçosa, vem se estruturando nas últimas semanas e realizou sua primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira (3), com foco em ações práticas e parcerias.
A diretoria também tem como membra a presidente do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber, que tem levantado o debate há três anos na Câmara de Vereadores e no município e recentemente realizou audiência pública do Fevereiro Roxo. O encontro também contou com a participação da diretoria da associação, do vereador Edson Azeredo, autor da lei municipal que regulamenta o uso do cannabidiol, assim como do vice-prefeito Alex Knak, da representante da Secretaria da Saúde, Aline Lima, e de integrantes da Ecocannabis. Entre os temas debatidos, esteve o funcionamento do fluxograma da saúde e a atuação da associação Ecocannabis, com a qual o grupo busca construir uma parceria para facilitar o acesso ao medicamento cannabidiol — considerado fundamental no tratamento de muitas pacientes.
Hoje, a Mulheres de Fibra já conta com um grupo no WhatsApp com mais de cem participantes que se identificam com a fibromialgia. No entanto, segundo a presidente Raquel, um dos principais desafios é levantar dados concretos sobre quantas delas possuem diagnóstico confirmado e quantas estão em processo de investigação. “O nosso principal trabalho hoje é a busca pelos associados, por pessoas que têm fibromialgia, para que a gente, com esses dados, possa buscar os nossos direitos e implementar questões que são importantes para nossa pauta”, explicou.
Segundo a presidente, alguns médicos da rede já começaram a indicar que pacientes entrem em contato com a associação, o que deve facilitar a formação de uma base de dados. Além disso, o uso da carteirinha municipal de fibromialgia será outra fonte de informação para a entidade. Interessadas em participar podem entrar em contato pelo Instagram @mulheresfibromialgicasscs ou pelo número (51) 9 9971-3947, diretamente com a presidente Raquel Viçosa.
Diretoria:
- Raquel Maria de Oliveira Viçosa
- Giane Eunice Rossi Penha
- Caren Tavares Segatto Nascimento
- Daniela Ribeiro Beling
- Nicole Garske Weber
- Elaine Weber Goerch
- Tatiane Zimmer
- Leocádia Rosecler Emmel
- Morgana Merten
- Eliane Maria Vieira
- Nerci Lauschner
- Ana Paula Bauer de Freitas
Notícias relacionadas

Com 13 anos de história, Aesca apoia a infância e juventude em Santa Cruz
Evento agradeceu aos parceiros que têm contribuído com a missão da entidade

Modo de fazer cuca artesanal é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do RS
Município de Rolante foi responsável pela solicitação do registro

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos