Objetivo é fortalecer as ações já desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca
Com o foco na proteção e no bem-estar dos animais, o município de Rio Pardo planeja criar um Departamento da Causa Animal. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário do Meio Ambiente e Pesca, Cícero Garcia, afirmou que a iniciativa é uma determinação do prefeito Rogério Monteiro, que busca fortalecer as ações já desenvolvidas pela prefeitura e ampliar o apoio aos cuidadores e entidades que atuam na proteção dos animais.
Durante reunião com representantes da Associação Riopardense para a Causa Animal (Arca), Garcia debateu a importância de estreitar relações e estabelecer parcerias para intensificar o trabalho na área. A entidade apresentou um plano de trabalho, que será analisado e levado ao prefeito para viabilizar a implementação das medidas propostas. “A Arca já nos entregou o plano de trabalho, nós vamos apresentar para o prefeito Rogério, e com certeza nos próximos dias vão ter novidades e anúncios na área da causa animal aqui no município”, disse.
Atualmente, a pasta já realiza um programa de castrações voltado a fêmeas de cães e gatos abandonados e de famílias de baixa renda. Nos últimos três anos, mais de 1.300 animais foram castrados. “Esse é um trabalho de médio e longo prazo, mas que vai diminuindo a população desses animais no município. A gente vai ampliar a questão da castração, mas outras ações também de proteção“,afirmou.
Ainda, o secretário revelou que para estruturar o novo departamento, buscará orientação com Bruna Mols, titular da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul, e com o deputado Carlos Gomes. O objetivo é compreender as melhores práticas e estratégias para desenvolver uma atuação eficiente no município.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão