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Barragem de Vera Cruz vira assunto em sala de aula

Publicado em: 04 de março de 2024 às 16:40 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 16:55
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Guilherme Bender/ Jornal Arauto
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    Em iniciativa da Escola José Bonifácio, de Andréas, reunião esclareceu sobre a obra e motivou projeto interdisciplinar

    Além do que está previsto nos livros, o ensino trazido à prática e ao dia a dia dos estudantes e suas famílias aproxima a escola da comunidade e valoriza o que de relevante acontece no seu meio. A Escola Municipal José Bonifácio, de Linha Andréas, aposta nesta premissa para qualificar o aprendizado de seus alunos e resolveu criar um projeto interdisciplinar, envolvendo os alunos da pré-escola ao 9º ano. A intenção é desenvolver uma série de ações que contribuam com a construção e disseminação de conhecimento sobre a obra da barragem, em execução na localidade. Ou seja, acompanhada em tempo real pelos estudantes e seus familiares. O primeiro passo foi a realização de uma reunião entre professores e equipe diretiva, estendida ao prefeito Gilson Becker e à secretária municipal de Educação, Micheli Rech. Coube ao gestor explicar de forma acessível todos os trâmites envolvendo a importância da construção da barragem, a escolha da área e todos os passos dados a seguir.

    A diretora do educandário, Neusa Meert, frisou da importância desta iniciativa. “Vendo um investimento desta proporção ser realizado aqui na nossa localidade, a escola não poderia ficar de fora. Outra, que quando a gente vê aqueles acidentes acontecendo com barragens, surgem muitas dúvidas para os moradores, e isso também chegou até nós. Então, nós entendemos que é mais do que necessário e importante trabalhar este assunto com os alunos para desmistificar alguns pontos a respeito da barragem e para trazer a importância dela para o abastecimento da localidade e da cidade como um todo. A escola, quando trabalha a partir da realidade do aluno, a aula fica mais interessante. E quando a gente consegue associar a teoria à prática, o conhecimento acontece de forma mais efetiva”, considera. Entre as ideias que surgiram no encontro com os pais está a criação de um vídeo explicativo com as turmas, de um folder para ser usado em pedágio informativo, de maquetes e até formas de incluir a família na criação de redações, por exemplo.

    Valorização local

    A intenção, reforça Neusa, é mostrar, por meio destas atividades em sala de aula e na localidade, que a obra não proporcionará apenas a segurança hídrica para momentos de estiagem, mas pode fortalecer Linha Andréas, atrair para o turismo rural, incentivar a continuidade dos jovens no interior e reforçar a economia local. “Temos esta preocupação com a permanência do jovem no meio rural porque percebemos a evasão para a cidade”, explicou Neusa, citando outros projetos já desenvolvidos que valorizam o interior, como os cuidados com meio ambiente e feira de produtos da agricultura.

    E eu acho que este ano vai ser fundamental o trabalho de valorização local com o calçamento para cá, com o aumento do posto de saúde e com a barragem, vai ter um incremento de muitas pessoas curiosas vindo conhecer. Eu acredito que a escola vai estar cumprindo com o seu papel, que é trazer o conhecimento da teoria com a prática”, acrescenta Neusa.

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