Cada município da região poderá emitir o próprio decreto com regras de lockdown
Em discusão entre prefeitos da região, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) decidiu nesta quinta-feira (4) por realizar o lockdown nos municípios a partir desta sexta-feira (5). A medida irá valer até as 5h da segunda-feira (8).
Ficou definido que cada Município terá a liberdade para emitir o seu decreto com regras próprias e divulgá-lo assim que estiver pronto. Além disso, todos os prefeitos da região foram unânimes em optar pelo lockdown como forma de prevenção ao coronavírus. "Cada Município, através de suas particularidades, vai poder restringir esse horário ou flexibilizar mais", explica o prefeito de Vale do Sol e presidente da Amvarp, Maiquel Silva.
Ainda conforme o presidente da Amvarp, as regras impostas no lockdown não são muito diferentes das medidas aplicadas na bandeira preta: "O que muda é que vai haver uma fiscalização ainda mais intensa dos órgãos de segurança pública da região no fim de semana durante o dia e à noite, tanto na área rural ou urbana. As pessoas serão orientadas para que fiquem em casa. A mensagem que queremos passar com esse lockdown é que as pessoas saiam somente se necessário".
Segundo Silva, embora existam medidas restritivas sendo adotadas até agora, a procura por leitos de UTI segue subindo, assim como o número de casos positivos, o que preocupa a todos. Mesmo com o lockdown aprovado, o presidente da Amvarp diz que o deslocamento entre os municípios não deve ser proibido em função de existirem pessoas que trabalham em uma cidade e moram em outra.
Vale destacar que os estabelecimentos considerados essenciais se manterão em aberto, com restrição de quantidade de colaboradores e clientes por estabelecimento. Os órgãos de segurança municipais e estaduais estarão autorizados a abordar os cidadãos que estiverem na rua descumprindo as regras.
A Amvarp também se manifestou através de uma noto oficial na tarde de hoje. O documento é assinado pelo prefeito de Vale do Sol e presidente da Amvarp, Maiquel Silva. Confira na íntegra.
Diante do expressivo avanço da pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Sul e com a nossa região registrando uma taxa de ocupação de 120% dos leitos de UTI Covid, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) decidem implementar um lockdown regional neste final de semana. Cada Município deve definir, em decreto próprio, qual o período do lockdown e quais as restrições de acordo com as suas particularidades. O objetivo do lockdown é impedir a circulação de pessoas sem necessidade e diminuir a transmissão do coronavírus. Os órgãos de segurança municipais e estaduais estarão autorizados a abordar os cidadãos que estiverem na rua descumprindo as regras. A Amvarp reforça o apelo à comunidade para que se mantenha atenta às normas de proteção e isolamento. Confiamos na força e na fé da população do Vale do Rio Pardo para juntos vencermos mais este desafio.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade