Projeto que regulamenta aplicativo para o transporte de passageiros está entre os assuntos propostos
Os vereadores de Santa Cruz do Sul iniciam na próxima segunda-feira, na sessão ordinária do Poder Legislativo, os debates a respeito de seis novas matérias que passam a tramitar na pauta. Entre eles está o projeto do Executivo que regulamenta o aplicativo para o transporte de passageiros. A sessão inicia às 18h, sendo que antes será realizada uma reunião especial, no Plenário, com início às 17h, para discutir questões pertinentes à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Santa Cruz do Sul. Esta reunião foi requerida pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB).
O vereador Edmar Hermany (PP) apresentou proposta de emenda à Lei Orgânica, que dispõe sobre o período da realização das reuniões ordinárias da Câmara. A alteração propõe reuniões que as reuniões ordinárias do Poder Legislativo sejam realizadas anualmente no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
Também ingressou o projeto de lei de autoria do vereador Alceu Crestani (PSDB), que institui a o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico e Tecnológico. O Executivo encaminhou pedido para a contratação e operação de crédito com o Banco do Brasil até o valor de R$ 5 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários. Ainda o projeto para a alteração da lei que instituiu a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município, prevendo que a taxa de regulação dos serviços públicos delegados será fixada em 1,0 % sobre o faturamento bruto de cada delegatária ou contratada, incluindo todo e qualquer valor cobrado do usuário, para a Agência, como receita para regulação dos mesmos e seu custeio.
Também ingressou o projeto de lei de autoria do Executivo que regula o serviço de transporte motorizado e remunerado de passageiros por aplicativos. O vereador Elstor Desbessell (PTB) ingressou com a proposta para a concessão do título de Cidadão Santa-cruzense ao Antônio Rogerio de Souza.
Informações
Entre os pedidos de informações, a vereadora Kelly Moraes (PTB) ingressou com requerimento referente a aquisição de caminhões pela Prefeitura Municipal; Elstor Desbessell busca informações sobre a demora no conserto da retroescavadeira da ASPROMONTE e os trabalhos realizados com a máquina escavadeira hidráulica; Mathias Bertram (PTB) requer o cumprimento da legislação sobre a disponibilização dos Decretos do Poder Executivo e quer saber sobre as atribuições do cargo de Técnico em Geoprocessamento. Solange Finger (SD) encaminha pedido de informações à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde referente a realização de cirurgia da paciente Juliana Cristine Lopes.
O vereador Paulo Henrique Lersch (PT) indica a realização de melhorias na rua Helmuth Guilherme Junglbut, a colocação de bueiro na Rua Helmuth Guilherme Junglbut; Francisco Carlos Smidt (PTB) requer a destinação de Agente de Saúde para o Bairro Aliança; Luizinho Ruas (PTB) indica melhorias na ponte da Rua Padre Darupp e a sinalização e pintura da faixa de segurança na BR-471, no cruzamento com o Bairro Faxinal Menino Deus e Santa Vitória, a instalação de bebedouro no lado externo do Posto de Saúde do Bairro Faxinal Menino Deus.
A vereadora Kelly Moraes (PTB) requer a pintura da faixa de segurança existente defronte à Escola Estadual de Ensino Fundamental – EEEF Gaspar Bartholomay, melhorias no asfalto das Rua Thomas Flores com a Borges de Medeiros e com a Gaspar Silveira Martins, a eliminação de buracos existentes na subida da Rua João Werlang, defronte ao número 1.200.
Licério Agnes (PP) requer melhorias em ruas do Loteamento Santa Vitória e a continuidade do serviço de patrolamento e encaslhamento da Rua Walter Rude Kipper e Santana. Mathias Bertram (PTB) indica a realização de limpeza e recolhimento de lixo nas adjacências do Parque de Eventos, a implantação de redutores de velocidade na Av. do Imigrante e encaminha ainda uma indicação ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para a limpeza/roçada nas laterais do rodovia RSC-471.
Gerson Trevisan (PSDB) requer a colocação de placa indicando a Rua Henrique Wickert, a reforma da parada de ônibus localizada na Rua Farroupilha, defronte ao imóvel nº 694, a desratização da sanga canalizada na Vila Schulz, a colocação de iluminação pública na Rua Santo Augusto, o reforço da sinalização de trânsito nas imediações do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, a realização de obras de pavimentação asfáltica na Rua João Pritsch. O vereador Alceu Crestani (PSDB) requer a complementação da calçada no terreno baldio da Rua Augusto Spengler, entre os nºs 999 e 1035.
Elstor Desbessell apresentou requerimento para a realização de sessão solene para homenagear o Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Gerson Trevisan requer a realização de reunião para tratar de questões relativas à poluição sonora, ações de segurança e lei seca e Mathias Bertram pede providências para a manutenção do Con-Aid na Travessa Rabuske.
Notícias relacionadas
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min