Documento foi encaminhado pelos vereadores ao Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Projeto para tornar o ambiente mais humanizado e acolhedor foi desenvolvido de forma voluntária | Foto: Reprodução/Instagram/Mesa da Mara
Venâncio Aires segue mobilizada em busca da inauguração da Sala das Margaridas. O espaço, construído em anexo à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no Centro do município, visa oferecer atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica.
A Sala das Margaridas ganhou forma a partir da mobilização de entes públicos e repasse de emendas impositivas indicadas por vereadores e pela Prefeitura, e da Vara de Execução Criminal (VEC). O local passou por reformas e uma reestruturação de espaço realizada por voluntárias, entre elas a advogada Mara Betti Frey e a arquiteta Jalila Bohn Heinemann, e mão de obra prisional. A estrutura conta com sala para atendimento psicológico, de acolhimento para às vítimas, espaço para entrevistas, de reconhecimento e aparelhamento.
Apesar de pronto desde agosto de 2024, o espaço ainda não foi inaugurado oficialmente e, por isso, não realiza os atendimentos específicos. O município, conforme o delegado titular da DPPA, Vinicius Lourenço de Assunção, aguarda a disponibilidade de uma data por parte do Governo do Estado, uma vez que representantes da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul precisam estar presentes.
Visando acelerar o processo, o vereador Jeferson Schwingel, o GP (Progressistas), com apoio dos demais parlamentares, está encaminhando uma moção de apelo ao Secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron de Moraes, solicitando que a inauguração seja realizada o mais rápido possível. Segundo ele, a medida se faz necessária, uma vez que o “espaço é fundamental para oferecer acolhimento e suporte às mulheres que enfrentam e enfrentaram situações de abuso e violência doméstica e já está pronto há mais tempo, necessitando apenas a inauguração para que possa entrar em funcionamento”, diz um trecho do documento.
Ainda de acordo com GP, a inauguração vai permitir que as mulheres venâncio-airenses tenham acesso a atendimento em um ambiente seguro, especializado e acolhedor. A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul questionando se há previsão para um ato oficial, mas até o momento não teve retorno.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão