Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Lívia Luz: talento musical nos palcos e na sala de aula

    Publicado em: 03 de dezembro de 2022 às 17:21 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:01
    Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Artista acumula experiências no universo da música

    Representa tudo pra mim. Sou o que sou graças ao meu trabalho”. É assim que Lívia Luz define a sua relação com a música. Aos 38 anos, a artista natural de Encantado acumula diversas experiências no universo musical e revela o incentivo dos pais desde a infância. “Meu pai morreu quando eu tinha 7 anos, e eu tenho só gravações de áudio dele. Sempre tive muito incentivo. Ele me gravava cantando e falando, como se fosse uma rádio mesmo. Minha mãe também sempre me apoiou quando larguei a Comunicação Social e optei por viver da música”, conta Lívia.

    Embora não tenha nascido em Santa Cruz, ela se sente uma santa-cruzense, pois reside na terra da Oktoberfest desde 1989. Lívia estudou técnica vocal na Academia de Música Evidências. Lá, além de trabalhar canto, estudou teoria musical e se tornou professora. “Estudei, conheci mais sobre música e comecei técnica vocal, além dos corais que participei”, salienta. Começava uma carreira de destaque na cena musical da região.

    A cantora passou a se apresentar em bares de Santa Cruz e formou duplas. “Quando entrei na Evidências, eu comecei a conhecer pessoas desse meio. A partir dali eu comecei a firmar parcerias. Primeiro foi com o Roberto Pohlmann, que é um baita músico. Ele ficou comigo por cerca de dois anos. Depois formei dupla com meu ex-noivo, Dilson Trindade. Então quis entrar no mundos dos eventos e fiz dupla com o Thiago Nobre. Os casamentos eram o meu xodó, eu adoro fazer cerimônias”, conta.

    Em janeiro de 2023, Lívia completa 14 anos de parceria da dupla Lívia e Thiago. “Estamos completando essa marca especial. Foram muitas cerimônias e outros eventos que realizamos juntos, mas vamos parar. É triste, mas é bom ao mesmo tempo, pois estamos vivendo outros momentos”, diz a cantora. 

    Pandemia

    Apesar das restrições para a realização de eventos, Lívia conta que conseguiu se adaptar rapidamente na atividade como professora. “Essa questão dos eventos foi algo que mexeu bastante, então eu virei muito mais professora do que cantora. Eu soube me adaptar rápido porque, antes mesmo da pandemia, eu já dava aula de canto remotamente para uma aluna de São Paulo. Então em questão de uma semana eu consegui me adaptar”, lembra. 

    Organização de eventos

    A relação com os alunos vai além das aulas. Lívia organiza eventos musicais para desenvolver a prática com eles, no intuito de ganhar vivência de palco. “Esse ano eu me programei para fazer vários eventos acontecerem. A Mostra Musical eu faço com os alunos há sete anos. Faço para que eles tenham essa vivência do palco, de errar, de correr o risco, de estar lá para ter essa experiência”. Na edição de 2022, que aconteceu no final de novembro, os alunos participaram ativamente da organização. “Faltaram ingressos. Isso me orgulha, significa que existe essa demanda e público interessado no nosso trabalho”.

    Projeto para 2023

    Lívia revela que deseja, para o ano que vem, ter uma estrutura mais ampla em um novo estúdio. “É um desejo que tenho. Proporcionar aos alunos também esse espaço maior e com condições de gravação para a prática deles”, salienta. “Também quero lançar meu segundo CD, para criar um show autoral”, revela. 

    A arte de ensinar

    Lívia se diz realizada com a possibilidade de cantar e ensinar. “Eu me realizo como professora, mas eu preciso estar cantando em eventos também para me sentir totalmente realizada”. Ela explica que a atividade das aulas vai muito além do canto. “Acredito muito que a técnica vocal é de autoconhecimento. Gosto muito de lidar com adolescentes. É algo muito interno. Eles aprendem a controlar o nervosismo, ter mais confiança e segurança, melhoram dicção e oratória. Nessa fase, eles são muito indecisos e a música é algo que ajuda nisso, de não perder as oportunidades. O trabalho vai muito além da voz e do canto”, explica.

    A música representa tudo. Sou o que sou graças ao meu trabalho. Sou muito profissional, sempre trabalhando, e a música é energia. É a troca com a plateia e com os alunos”, finaliza a artista. 

    Siga

    Lívia Luz compartilha um pouco de sua rotina como cantora e como professora de música nas redes sociais, além de dar dicas para quem quer aprender sobre canto. É possível acompanhar os conteúdos pelo Facebook e pelo Instagram @livialuzoficial e também pelo canal no YouTube, onde ela posta videoclipes