Covid 19

Prefeitura de Santa Cruz emite comunicado após Município ter o primeiro caso da variante ômicron

Publicado em: 03 de dezembro de 2021 às 20:04 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 16:34
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Mulher, residente em Santa Cruz, foi diagnosticada com o vírus após voltar de viagem da África do Sul, na última semana

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul emitiu um comunicado após Município ter o primeiro caso da variante ômicron. A nota foi divulgada na noite desta sexta-feira (3). A paciente diagnosticada com o vírus é uma mulher residente em Santa Cruz, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.

    Na nota, a Prefeitura confirma que a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária está acompanhando o caso.

    Confira a íntegra:

    A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Vigilância Sanitária está acompanhando a mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul, desde a última quarta-feira (1). Ela, que recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19, está em isolamento domiciliar, e apresentou febre nesta sexta-feira, 3, único sintoma.

    Nesta tarde, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, por meio de sequenciamento genético, a contaminação com a variante Ômicron.

    Foi realizado um levantamento de todas as pessoas com quem a mulher teve contato desde o retorno ao país, que já foram testadas para a doença. Um contactante residente aqui no Município já teve o seu resultado negativo. Em outro, o primeiro teste de antígeno deu negativo, e agora é aguardado o resultado do RT-PCR, encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Ambos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária.

    A secretária municipal da Saúde, Daniela Dumke, reforça a importância de se manter os cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado, e de se completar o esquema vacinal. "Quero tranquilizar a população santa-cruzense de que fizemos todos os encaminhamentos que a ciência e os protocolos mundiais nos indicam, como o isolamento domiciliar e testagem de todos os contactantes”.