Mensagem do dia

Você não tem como controlar as pessoas

Publicado em: 03 de novembro de 2022 às 11:26 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 12:15
65e8889e1e644.jpg
compartilhe essa matéria

Aceitar que você não tem o controle absoluto das coisas pode deixar a vida mais leve. A sensação de controle é prazerosa, mas também mentirosa.

Disponível também em:

Aceitar que você não tem o controle absoluto das coisas pode deixar a vida mais leve. A sensação de controle é prazerosa, mas também mentirosa.
Por mais que você tente, não  é bem assim que o mundo gira.
Dá muito mais trabalho desconfiar que confiar. Confiar é muito simples. É muito fácil. É só acreditar na palavra das pessoas. É não conferir o troco. Não pensar que alguém pode te roubar ou te passar a perna o tempo todo.
Eu comecei a confiar cada vez mais. E pude ver quanto de energia me sobrava. Desconfiar dos outros é um desperdício de energia.
Quando alguém te oferecer uma ajuda, aceite. Quando alguém te der algum presente, aceite. Coloque o aceitar como comportamento padrão. Tem gente que recusa tudo, não aceita nada e quer ser independente em tudo.
Eu sempre me importei muito com a opinião dos outros. Era uma constante na minha vida. Às vezes inconscientemente, outras vezes intencionalmente. Mas o que as pessoas iam pensar de mim sempre passava pela minha cabeça.
Obviamente que isso ocupava um espaço gigantesco na minha mente e me causava um desperdício de energia.
Hoje eu não penso no que os outros vão dizer. O que os outros pensam de mim é problema deles e não é da minha conta.
“Mas e se alguém ficar chateado ou triste com o que você fizer”?
Eu penso que se a pessoa se sentir mal com algo que eu fizer, é porque talvez ela tenha assuntos que precisa resolver com ela mesma.
E como estou consciente das minhas ações, eu sei que nunca quero o mal a ninguém. Então se uma pessoa se chatear comigo, eu me sinto tranquilo por saber que não tive a intenção e por isso, não preciso me martirizar, nem me sentir mal.
A vida pode ser mais leve! Sim, mas isso depende da forma como a gente a vê. Pequenas mudanças podem trazer a paz que tanto queremos. Dar-nos conta de que não temos como controlar as pessoas e os acontecimentos é uma delas.