Eleições municipais

Seções eleitorais começam a receber urnas eletrônicas nesta sexta-feira

Publicado em: 03 de outubro de 2024 às 17:44
  • Por
    Kássia Machado
  • FOTO: ROVENA ROSA / AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Em Santa Cruz, a distribuição ocorre no sábado, a partir das 8h

    A poucos dias das eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo (6), os cartórios eleitorais iniciam o processo de distribuição das urnas para os locais de votação. Com sede em Santa Cruz do Sul, as zonas 40ª e 162ª irão receber os equipamentos nesta sexta-feira (4), exceto na Terra da Oktoberfest, onde a entrega será realizada no sábado (6).

    Santa Cruz do Sul conta com duas zonas eleitorais. A 40ª abrange parte de Santa Cruz e os municípios de Gramado Xavier, Sinimbu e Herveiras. A 162ª abrange outra parte de Santa Cruz e as cidades de Vale do Sol, Vale Verde, Passo do Sobrado e Vera Cruz.

    Conforme o chefe do cartório eleitoral de Santa Cruz, responsável pela zona 40ª, Jaime Melchiona, a entrega das urnas ocorre em todos os municípios abrangidos pelas duas zonas eleitorais. Na Terra da Oktoberfest, a entrega ocorre no sábado, a partir das 8h, enquanto os demais municípios receberão as urnas nesta sexta-feira pela manhã.

    Segundo a chefe do cartório eleitoral de Santa Cruz, responsável pela zona 162ª, Rejane Tonn, o processo de entrega dos equipamentos conta com uma ampla equipe de apoio, responsável pela coleta e distribuição nos locais de destino.

    Leia também

    Em relação ao trabalho dos mesários, Rejane salienta que o processo de instrução segue o mesmo padrão da última eleição. “Tivemos apenas algumas alterações no que diz respeito ao atendimento ao eleitor. A habilitação será feita pelo CPF, e os códigos das urnas não serão mais utilizados. Também orientamos nossos mesários de Santa Cruz a comparecerem no sábado para receber e verificar a funcionalidade das urnas”, explica.

    De acordo com Melchiona, todas as urnas eletrônicas passam por uma checagem antes de serem destinadas às seções eleitorais. “Realizamos testes de todos os componentes do equipamento para garantir que estão em perfeitas condições, incluindo impressora, teclado, entre outros pontos. Após essa verificação, concluímos e liberamos para entrega”, explica.

    Ao todo, na zona 162ª, serão 250 urnas nos locais de votação, enquanto na zona 40ª serão 251. Ambas as zonas eleitorais contam com urnas reservas para reposição, se necessário. “A troca de urna durante uma eleição é mínima, geralmente entre uma ou duas. Temos tranquilidade quanto à quantidade de urnas necessárias”, acrescenta.