Também se encerra o prazo para a realização de debates e comícios, bem como para a utilização de aparelhagem de som fixa
Esta quinta-feira (3) é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Também se encerra hoje o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8 e 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas. Essas regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral.
Os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta. No entanto, de acordo com o artigo 46 da Resolução 23.610/19, eles podem ser estendidos até as 7h do dia 4 de outubro, no caso do 1º turno.
Serviço ao eleitorado
A partir desta quinta, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. De hoje até 5 de outubro, o Tribunal poderá requisitar às emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral.
Além disso, até o dia 7 de outubro, as juízas e os juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado.
Notícias relacionadas
Deputado Airton Artus representa região dos vales na Ásia
A missão de governo tem grande foco econômico, com vertentes que vão das mudanças do clima à transição energética
Câmara de Vereadores de Santa Cruz adota turno único a partir desta terça
Medida ocorre até o dia 31 de dezembro
Lei das Diretrizes Orçamentárias 2025 recebe 25 emendas do Legislativo
Emendas totalizaram quase R$ 9,23 milhões em recursos remanejados
PEC 6×1: Heitor Schuch diz não ter sido procurado pela deputada proponente
A proposta é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL) e já conta com mais de 130 assinaturas