De acordo com o documento, os supostos casos estariam relacionados a geração de danos a funcionários da Prefeitura
O Ministério Público Eleitoral propôs, na tarde dessa quinta-feira (3), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso do poder político por parte do candidato à reeleição à prefeitura de Rio Pardo, Rogério Luiz Monteiro (MDB), e seu vice-prefeito Alceu Luiz Seehaber (PSDB). A equipe de jornalismo do Grupo Arauto entrou em contato com o Cartório da 38ª Zona Eleitoral, que confirmou o recebimento do documento.
De acordo com o documento, os supostos casos de abuso de poder estariam relacionados a geração de danos a funcionários da Prefeitura Municipal de Rio Pardo. “Nessa condição, foi constatado que o Requerido/Prefeito Municipal, efetivou rescisões contratuais como forma de punição por não mostrarem interesse em apoiar a sua candidatura nas eleições municipais de 2024, ou por mostrarem simpatia a pessoas de outro partido político ou que atuassem nas suas atividades laborais de forma a não atender aos interesses de tal Demandado em ano eleitoral, eis que possível candidato à reeleição”, afirma o processo.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral tem como finalidade impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade de candidaturas em uma eleição nos casos de abusos de poder econômico, de poder político ou de autoridade e a utilização indevida dos meios de comunicação social. A ação pode punir com a declaração de inelegibilidade as pessoas que tenham contribuído para a prática da conduta. Ou seja, a partir deste momento, o processo terá sua tramitação e, se ao final forem constatados os fatos, os denunciados estarão sujeitos às punições.
A reportagem entrou em contato com a Coligação Pra Frente Rio Pardo ( Republicanos – PDT – MDB – Cidadania – PSDB) que afirmou que os denunciados não foram citados oficialmente até o momento sobre a existência do processo, e irão se pronunciar apenas após a notificação.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão