Inscrições para esse e outros cursos seguem até a próxima segunda-feira, através do site oficial
Para o próximo processo seletivo, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires terá uma novidade. A partir de 2025, o educandário contará com curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Comércio.
A formação é destinada para quem já concluiu o ensino fundamental e busca, agora, novos aperfeiçoamentos. Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSul Venâncio Aires, Josí Aparecida de Freitas, explica que o curso vai ocorrer no turno da tarde, no campus localizado no Distrito Industrial. “Tudo acontece junto, as disciplinas comuns, como português, matemática, história, geografia, todas disciplinas que se tem no ensino médio normal, e mais as disciplinas técnicas da área escolhida pelo estudante, neste caso, do Técnico em Comércio.”
Nos casos dos cursos técnicos de nível médio integrado, a duração leva um ano a mais que o ensino médio convencional. “A nossa carga horária, ela é uma carga horária maior por conta disso. O curso Técnico em Comércio, por exemplo, é um curso de 3.200 horas e é dividido em quatro anos de duração”, detalha a chefe de departamento.
Josí destaca que o processo para implementação do novo curso durou cerca de um ano. Os debates iniciaram no ano passado, visando garantir um curso de excelência e que promovesse o aperfeiçoamento dos estudantes. A motivação, segundo ela, surgiu a partir de uma mapeamento das necessidades do município e, também, da região. “Primeiro nós pensamos, falando em nível médio integrado, que já temos um curso do eixo do controle de processos industriais e do eixo da informática, que é o tecnologia da informação. Então pensamos em criar um curso em outro eixo tecnológico para as pessoas trabalharem, para dar mais essa diversidade às nossas oportunidades. Então nós pensamos nesse curso no eixo de gestão e negócios.”
Leia também
A partir disso, de acordo com Josí, foram realizadas pesquisas de cursos Técnicos em Comércio existentes em outras instituições, de questões referentes a empregabilidade na região, encontros com empresas locais, com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), assim como com a comunidade em geral.
“O retorno que tivemos foi de que é preciso pessoas que sejam hábeis em competências de relacionamento, de falar em público, de vendas. Então, nós chegamos a uma matriz curricular diversificada e interessante. Ele é um curso que vai abranger toda a parte de gestão e negócios. Mas ele é um curso técnico, não um curso superior, então as abordagens não vão ser como se fosse fazer um superior em administração, porém ele vai justamente atender a essa demanda local e regional”, frisa.
As inscrições para este curso, bem como para as formações de Informática e Refrigeração e Climatização seguem até a próxima segunda-feira (7), através do site do IFSul. Serão 32 vagas para cada curso. As provas vão ocorrer no dia 25 de novembro e as aulas devem iniciar em março de 2025.
Notícias relacionadas
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado