ESG Experience, realizado pela ACI, conta com painelistas de vários municípios da região
Começou na manhã desta terça-feira (3), e se estende durante todo o dia a primeira edição do encontro ESG Experience, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul que reúne empresários, líderes sociais e ativistas interessados em debater a governança ambiental, social e corporativa. Para um auditório lotado, no Memorial da Unisc, profissionais renomados da cidade e outros municípios da região apresentam orientações e relatos de sucesso sobre desenvolvimento sustentável aplicado à realidade local. A realização é da ACI Santa Cruz, Unisc, Afubra, Sinditabaco, Sebrae, com apoio da Azul Conecta.
Leia também: Hotéis de Santa Cruz já estão lotados para os fins de semana de Oktoberfest
A abertura do evento abordou a conjuntura envolvida em torno do tema, por meio de explanações da prefeita Helena Hermany; do presidente da ACI, César Cechinato; do presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker; da vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim; e do vice-presidente da OAB de Santa Cruz do Sul, Cássio Arend.
Em seu pronunciamento, César Cechinato, que além de presidente da ACI é secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, avaliou que os critérios de ESG aplicados às práticas das instituições são cada vez mais cobrados pelos consumidores do século XXI, que desejam que as empresas cada vez mais priorizem a preservação do planeta e a mitigação dos efeitos da desigualdade social. “ESG é sustentabilidade, é responsabilidade ambiental. Trata-se não apenas de questões éticas que o responsável terá na boa governança, mas também de uma nova forma de fazer negócios aliando preocupação socioambiental e desempenho econômico-financeiro”, explicou Cechinato, ao observar que o ESG Experience se apresenta como um dos maiores eventos do setor já realizados no interior no Rio Grande do Sul.
As chuvaradas que devastaram diversas regiões do estado no último mês, além de recentes eventos climáticos extremos no norte do país e ao redor do mundo – como as enchentes em Nova York e o calor intenso na Europa -, foram lembrados pela prefeita Helena Hermany ao analisar que “a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são tarefas que não podem mais ser adiadas”. Em seu discurso, ela disse que Santa Cruz do Sul é privilegiada por ter empresas que, há muito tempo, têm em seus pilares a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, mas pontuou que ainda há muito a ser feito para a garantia de um futuro sustentável e equilibrado para as próximas gerações: “eventos como este são extremamente importantes para que saibamos conscientizar as crianças, que com certeza deixarão um planeta melhor do que a nossa geração deixou”.
Durante o evento, representantes do Cisvale, ACI, Afubra, Sinditabaco, Unisc e Prefeitura foram convidados a assinar o Protocolo de Intenções Pacto pela Valorização Ambiental Regional, que, conforme Gilson Becker, tem o intuito de convocar os 17 municípios que compõem o Cisvale a se somarem à causa.
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município