De Olho no Agro

Secretaria de Agricultura inicia entrega de sementes de milho pelo Programa Troca-Troca

Publicado em: 03 de setembro de 2024 às 11:45
  • Por
    Portal Arauto
  • Colaboração
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Os produtores que realizaram a solicitação na pasta devem comparecer na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, para receber as sementes e assinar o contrato do Programa

    Começou nessa segunda-feira, 2, a distribuição de semestres de milho aos agricultores de Santa Cruz do Sul que fizeram encomendas pelo Programa Estadual Troca-Troca Safra 2024/2025. Os produtores que realizaram a solicitação na Secretaria Municipal de Agricultura devem comparecer, o mais breve possível, na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, para receber as sementes e assinar o contrato do Programa. O atendimento ocorre das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h.

    No momento da retirada, todos precisam apresentar documento de identificação, pois será verificado se o solicitante está em dia com a Fazenda Municipal. Aqueles que fizeram seus pedidos por meio de associações rurais devem procurar o responsável pelo grupo. As associações participantes estão organizando a distribuição aos seus associados diretamente nos locais onde os pedidos foram efetuados.

    De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, para esta safra serão entregues 2.976 sacas de sementes, beneficiando cerca de 1.100 produtores rurais de 48 associações ou grupos do interior do município. O custo foi de R$ 185,76 por saca de 20 kg ou 60 mil grãos, e cada CPF pôde solicitar até seis sacas. As encomendas foram realizadas em maio deste ano, e o pagamento será efetuado apenas no ano que vem, com vencimento em 30 de abril.

    O objetivo do Programa é oferecer ao pequeno produtor rural sementes de milho de alta qualidade a um preço acessível. Foram disponibilizados nove cultivares híbridos convencionais, sem transgenia, mas com características de rusticidade e produtividade elevadas, considerando a tecnologia de produção empregada pela maioria dos participantes.