Cultura e Entretenimento

Programação cultural da 39ª Oktoberfest destaca a música, a dança e a integração

Publicado em: 03 de setembro de 2024 às 19:56 Atualizado em: 03 de setembro de 2024 às 20:28
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Festa da Alegria contará com mais de 1.000 dançarinos, de 40 grupos de danças folclóricas

    Mais de 1.000 dançarinos, de 40 grupos de danças folclóricas infantis, adultos e da terceira idade, do município, do Estado e até de outros países. Mais de 30 bandas de baile, que vão se revezar nos palcos do Pórtico e do Pavilhão Central, além das bandinhas itinerantes, que espalham a alegria da festa pelo parque. Esse é o clima da programação cultural da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, apresentada oficialmente na noite desta terça-feira (3), em Santa Cruz do Sul. A maior festa alemã do Estado ocorre de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, com o tema “Celebrando a Imigração Alemã”, uma homenagem aos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 em Santa Cruz do Sul.

    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto

    Durante o evento de apresentação, realizado no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul(Assemp), no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, a Coordenação de Cultura, liderada pelos voluntários MártinGoldmeyer, Nestor Raschen e Pedro Carlos Thessing, destacou as principais atrações da diversificada programação cultural e folclórica. A cerimônia foi abrilhantada por uma apresentação do Coral da Afubra, com três músicas em alemão, e uma valsa das soberanas – Rainha Tatiane Caroline Voese D’Avila e suas Princesas, Karoline Ribeiro Klaus e Nathalia Konzen da Silva – acompanhadas por dançarinos da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz.

    “A nossa festa é sinônimo de alegria e a programação cultural é fundamental para espalhar este clima pelo parque e pela cidade. A música, a dança, a gastronomia, os desfiles, os jogos germânicos, os encontros de sociedades e de corais, bem como as celebrações religiosas são algumas das heranças culturais que mantemos vivas na maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Estamos felizes em apresentar tantas atrações diferenciadas à comunidade e aos nossos visitantes”, destacou Goldmeyer. Toda a programação divulgada integra a Mostra Cultural 39ª Oktoberfest, contemplada pelas Leis de incentivo à Cultura Estadual e Federal.

    Entre os destaques das apresentações folclóricas estão o Grupo Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina; e o grupo Grupo de Danças Sünnros, de Frederico Westphalen. Na parte musical, uma atração internacional é a novidade, com a participação da Orquestra Alemã “Hunsrücker Blasmusik”. “Além disso, temos a presença confirmada de todas as categorias dos grupos de dança locais, do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, bem como grupos de Agudo, Canguçu, Colinas, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Nova Petrópolis, Teutônia, Venâncio Aires e Vera Cruz”, frisou o coordenador.

    A fé e a religiosidade, marcantes da cultura alemã, estão representadas nos encontros de corais, infantis (12/10) e adultos (24/10), e também no Culto Ecumênico (17/10). Já a integração e a alegria serão evidenciadas no Torneio Internacional de Eisstocksport (de 10 a 13 de outubro), no Encontro de Sociedades de Damas e Cavalheiros (19/10), e nas Olimpíadas Rurais, dias 13, 20 e 27 de outubro; e diariamente com os tradicionais jogos germânicos.

    Desfiles temáticos

    Ponto alto da programação cultural, os desfiles temáticos encantam o público nos domingos pela manhã, espalhando a alegria da festa pela cidade. A parada, que inicia das ruas Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, segue até o Parque da Oktoberfest, com a participação de mais de cinco mil figurantes e 12 alegorias, especialmente confeccionadas para celebrar a Imigração Alemã e a história da 39ª Oktoberfest. “Temos certeza de que os nossos visitantes, mais uma vez, vão se encantar com tudo que preparamos. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, unindo música, dança, diversão e gastronomia”, frisou o presidente da Festa da Alegria, Luciano Menezes.