Cultura e Entretenimento

Produções brasileiras são destaque no Festival Santa Cruz de Cinema

Publicado em: 03 de setembro de 2024 às 20:08 Atualizado em: 03 de setembro de 2024 às 20:09
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Nesta terça-feira, a primeira noite de exibição reuniu centenas de pessoas

    Com o objetivo de celebrar as produções brasileiras, iniciou, na noite desta terça-feira (3), a 7ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema. O evento, importante para exibir curta-metragens da região e do Brasil, conta com 18 filmes finalistas para a Mostra Nacional e os três filmes integrantes da Mostra Olhares Daqui, que destaca produções locais.

    Durante a cerimônia de abertura, um dos coordenadores do Festival, Rudinei Koop, destacou a importância de envolver também as escolas no evento, para que os estudantes possam prestigiar as obras de produtores brasileiros. “Isso faz uma diferença muito grande, porque um dos objetivos mais importantes do festival é a formação de público. E nós entendemos que chegar nas escolas de ensino médio, oferecendo transporte para essas pessoas virem até o auditório para prestigiar a produção de um curta-metragem nacional, faz uma diferença muito grande, porque não é somente a questão de ter o ingresso gratuito, é a questão de criar um canal de acesso, fazer essas pessoas estarem aqui e confraternizarem o cinema como uma coisa importante nas suas vidas”, afirmou.

    A programação do festival se estende ao longo de quatro dias, até sexta-feira (6), oferecendo ao público a oportunidade de apreciar as produções concorrentes em três noites de exibição, a partir das 19h. As sessões são gratuitas e abertas a todos e incluem debates com os realizadores.

    “Nós temos todas as noites sete curta-metragens. O primeiro curta-metragem de cada noite é da Mostra Olhares Daqui, dos filmes produzidos em Santa Cruz e na região. Depois disso começa a Mostra Nacional com seis filmes por noite. Então, nós temos durante as três noites de exibições na terça, na quarta e na quinta,  três filmes da Mostra Olhares daqui e 18 filmes da Mostra Nacional competitiva”, explicou Koop.

    Programação

    • Quarta-feira (4):

    Painel “Colaboração entre Indústrias Criativas: Cinema, Turismo e Cultura”, às 14h, no Coworking Cultural (R. Tiradentes, 15), junto à Biblioteca Pública Municipal

    Exibição de filmes às 19 horas:

    – De volta para o mesmo lugar, de Lucas Lemes (SCS)

    – Cida tem duas sílabas, de Giovanna Castellari (SP)

    – Ao sol e à sombra, de Teresa Assis Brasil e Richard Tavares (RS)

    – Sereia, de Estevan de la Fuente (PR)

    – Noz Pecã, de Aline Gutierres (RS)

    – Expresso Parador, de JV Santos (RJ)

    – Morro do Cemitério, de Rodrigo R. Meireles (MG)

    • Quinta-feira (5):

    Exibição paralela do filme “Delivery”, de Virgínia Cavendish, às 14h30min, no Cine Santa Cruz (Av. Sen. Alberto Pasqualini, 18)

    Exibição de filmes às 19 horas:

    – Cerimônia de homenagem para Virgínia Cavendish e Marcos Breda

    – Madame Bovet, de Bruna Weis e Guilherme Andriolo (SCS)

    – Circuito, de Alan Souza e Leão Neto (CE)

    – Todo romance termina assim, de Marco Aurélio Gal (SP)

    – Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)

    – Infantaria, de Laís Santos Araújo (AL)

    – O Tempo, de Ellen Corrêa (RS)

    – Big Bang, de Carlos Segundo (MG)

    • Sexta-feira (6):

    Exibição do filme longa-metragem Infinimundo, ambientado no interior de Santa Cruz e Sinimbu, às 19h.

    Premiação e encerramento

    A iniciativa é promovida pelo Sesc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, com o patrocínio da JTI, da Prefeitura Municipal e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O evento conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal, operacionalizada pela Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul, além de apoio institucional da Santa Cruz Film Commission.

    Leia também