De Olho no Agro

Homeopatia no manejo de agroecossistemas é tema de encontro em Boqueirão do Leão

Publicado em: 03 de setembro de 2024 às 10:01
Homeopatia no manejo de agroecossistemas é tema de encontro em Boqueirão do Leão | Celita Peterson
compartilhe essa matéria

Pelo menos 50 pessoas participaram da atividade, que reuniu extensionistas rurais, agricultores rurais e agentes de saúde

A homeopatia é uma alternativa usada para reduzir os custos e o impacto ambiental na produção agropecuária, além de contribuir para a produção de alimentos saudáveis”. É assim que o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Evandro Scariot descreve algumas das funções da Homeopatia. Com o tema “Homeopatia no Manejo de Agroecossistemas”, um encontro foi realizado na quinta-feira (29) em Boqueirão do Leão, no auditório da prefeitura.

Pelo menos 50 pessoas participaram da atividade, que reuniu extensionistas rurais, agricultores rurais e agentes de saúde. Carmen Roncaglio Zanella, extensionista social da Emater/RS-Ascar de Gramado dos Loureiros, ministrou as palestras “Homeopatia na Extensão Rural” e “Prática da Homeopatia na Citricultura”. Ela destaca que o momento serviu para apresentar experiências do uso da homeopatia na agricultura e na pecuária, a partir das experiências identificadas em Gramado dos Loureiros, onde atua. “Essa é uma forma de mostrar na prática alternativas que possibilitem a redução de custos de produção e do uso de produtos químicos”, salientou.

Além dessas palestras, a agricultora Débora Berghahnn, de Boqueirão do Leão e uma das participantes do encontro, teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a presença da homeopatia na produção animal e nos sistemas agroflorestais, palestras ministradas pela extensionista rural Celita Aparecida Peterson. Débora comenta que o encontro contribuiu para ampliar sua visão sobre estratégias de produção agroecológicas, qualidade de vida e alimentação. “Já utilizo a homeopatia e percebo a grandiosidade desta experiência. É importante dar atenção a práticas que possibilitam a produção agroecológica pensando em um futuro onde haja manejos sustentáveis, um tema muito importante para trabalhar com os jovens também”, salienta ela.

Scariot lembra que um encontro como o que foi realizado é importante para, assim como comentou Débora, ampliar e trocar conhecimento sobre diferentes assuntos dentro da assistência técnica e extensão rural e social.

Leia também