Política

Bolsonaro diz que vai entrar com ação no STF contra governadores sobre valor do ICMS de combustíveis

Publicado em: 03 de setembro de 2021 às 09:53 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 12:07
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Gaúcha ZH e CNN
  • Foto: Arquivo/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Segundo o presidente, os Estados ferem a Constituição ao cobrar imposto de forma proporcional

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo entrará nesta sexta-feira (3) com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta "omissão" dos Estados na cobrança de ICMS sobre os combustíveis. Segundo o presidente, os governadores ferem a Constituição ao cobrar ICMS de forma proporcional.

    A ação ocorre por conta da defesa do presidente de que a recente alta nos combustíveis, com impactos diretos na inflação, se deve aos impostos estaduais. Entretanto, os governadores têm rebatido Jair Bolsonaro nas redes sociais, destacando que a taxa incidente sobre o ICMS é a mesma há anos.

    Toda vez que aumenta o combustível, eles [governadores] aumentam quase o dobro do que se registra lá na origem. Isso é uma maneira dos governadores ganharem mais dinheiro. E não tem exceção. Todos fazem exatamente a mesma coisa. Arredondando os números, o preço da gasolina poderia estar R$ 1,20 mais barato hoje”, afirmou o presidente.

    Durante a live realizada nesta quinta-feira, Bolsonaro destacou que quer aprovar uma lei que obrigue a descrição dos impostos cobrados nos combustíveis.