Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância, Francine Braga, a situação está controlada no município
Em entrevista ao Grupo Arauto na manhã desta quarta-feira (3), Francine Braga, coordenadora do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, esclareceu a situação da leptospirose no município. Segundo ela, os casos estão concentrados em pontos específicos e não se configuram como um surto, mas sim como um problema recorrente em momentos de enchentes.
Até o momento, foram registradas 140 notificações, das quais 14 resultaram positivas, 56 foram descartadas e 78 ainda aguardam resultado. “A situação está controlada. […] Foi bem no foco, naquele momento de enchente que se manifestou”, disse.
A coordenadora ressaltou que a leptospirose é tratada com medicamentos disponíveis na rede de saúde do município. Francine também salientou que, após o pico da enchente, ainda há risco se houver contato com áreas contaminadas. “Casos isolados de leptospirose sempre vão aparecer”, afirmou.
A profissional destacou ainda que qualquer contato com água suja de enchente deve ser feito com o uso de botas e luvas, mas mesmo com esses equipamentos de segurança, o risco persiste.
Para finalizar, Francine alertou que em caso de registro dos principais sintomas da doença: cansaço, febre, dor nas panturrilhas e olhos amarelados, a população deve procurar atendimento em um posto de saúde imediatamente.
Escute a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas

Por Daniel Cruz

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local