Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância, Francine Braga, sete pessoas foram vítimas fatais da doença
Em 2024, já foram registrados sete óbitos por Influenza em Santa Cruz do Sul. A informação foi confirmada pela Coordenadora do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do município, Francine Braga, em entrevista ao Grupo Arauto na manhã desta quarta-feira (3).
De acordo com Francine, as vítimas tinham idade entre 71 e 87 anos, todas apresentando pelo menos quatro comorbidades. “Esse público tem que ser vacinado 100%”, enfatizou. Além dos óbitos, a cidade contabilizou 884 casos ambulatoriais e 23 internações devido à doença.
Segundo Francine, a situação no município é preocupante. A baixa cobertura vacinal é uma das principais preocupações. Apenas 33.087 doses foram aplicadas, o que corresponde a 46% da cobertura vacinal.
Analisando as mortes, Francine destacou que praticamente todas envolvem pessoas idosas com comorbidades. “A pessoa idosa ou imunodepressiva precisa tomar um cuidado muito maior. […] A população precisa ter um olhar para estas pessoas”, destacou.
Para finalizar, a coordenadora afirmou que o clima do inverno é propício para o aumento dos casos da doença, o que aumenta ainda mais a preocupação e intensifica o trabalho do Departamento de Vigilância.
Escute a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min