Geral e Região

Sem autorização, poda gera multa

Publicado em: 03 de junho de 2019 às 18:06 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 11:54
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Você sabia que nem todas as árvores podem ser podadas?

    O  período de temperaturas mais amenas, compreendido entre maio e agosto, é o mais propício para a poda de árvores. Tanto é que, em Vera Cruz, já foram protocoladas 43 solicitações junto ao Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), responsável por autorizar o serviço. Todos os pedidos foram vistoriados e tiveram o documento de autorização emitido.

    Você sabia que nem todas as árvores podem ser podadas? A lei 4.792/2018, que está em vigor desde março deste ano, dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município e traz, entre as determinações, a regulamentação da poda. A execução, seja em locais públicos ou particulares, no perímetro urbano, precisa ter autorização do DEMA. 

    Para isso, o interessado deve ir até o Departamento, que fica junto à Secretaria de Agricultura, informar sobre a intenção de poda e, após vistoria, é emitido o documento. As solicitações podem ser feitas sempre até a sexta-feira. As vistorias ocorrem nas segundas e terças-feiras e até a sexta-feira da semana seguinte a autorização é liberada.

    Em Santa Cruz, há um calendário anual

    O serviço de poda em Santa Cruz do Sul também é feito durante os meses que não levam “R” no nome ou em caso de necessidade e emergência, bem como em risco apontado pela Defesa Civil. Hoje, a Prefeitura não aceita pedidos individuais, porém, conta com um calendário anual nos bairros, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch. 

    Durante o mês de maio, as podas ocorreram nos bairros Arroio Grande, Centro e corredores de ônibus. Em junho é a vez dos bairros Schultz  e Senai, além dos corredores de ônibus e túnel verde – que tem  acompanhamento técnico permanente. O Município não cobra taxas, pois as podas realizadas são em áreas públicas ou no passeio público. “Para áreas particulares deve-se contratar um profissional habilitado”, explica Fritsch. 

    Confira matéria completa na edição impressa desta terça-feira, do Jornal Arauto.