Você sabia que nem todas as árvores podem ser podadas?
O período de temperaturas mais amenas, compreendido entre maio e agosto, é o mais propício para a poda de árvores. Tanto é que, em Vera Cruz, já foram protocoladas 43 solicitações junto ao Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), responsável por autorizar o serviço. Todos os pedidos foram vistoriados e tiveram o documento de autorização emitido.
Você sabia que nem todas as árvores podem ser podadas? A lei 4.792/2018, que está em vigor desde março deste ano, dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município e traz, entre as determinações, a regulamentação da poda. A execução, seja em locais públicos ou particulares, no perímetro urbano, precisa ter autorização do DEMA.
Para isso, o interessado deve ir até o Departamento, que fica junto à Secretaria de Agricultura, informar sobre a intenção de poda e, após vistoria, é emitido o documento. As solicitações podem ser feitas sempre até a sexta-feira. As vistorias ocorrem nas segundas e terças-feiras e até a sexta-feira da semana seguinte a autorização é liberada.
Em Santa Cruz, há um calendário anual
O serviço de poda em Santa Cruz do Sul também é feito durante os meses que não levam “R” no nome ou em caso de necessidade e emergência, bem como em risco apontado pela Defesa Civil. Hoje, a Prefeitura não aceita pedidos individuais, porém, conta com um calendário anual nos bairros, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch.
Durante o mês de maio, as podas ocorreram nos bairros Arroio Grande, Centro e corredores de ônibus. Em junho é a vez dos bairros Schultz e Senai, além dos corredores de ônibus e túnel verde – que tem acompanhamento técnico permanente. O Município não cobra taxas, pois as podas realizadas são em áreas públicas ou no passeio público. “Para áreas particulares deve-se contratar um profissional habilitado”, explica Fritsch.
Confira matéria completa na edição impressa desta terça-feira, do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Cepru Unisc completa 25 anos com mais de 1,9 mil técnicos formados
Durante a trajetória foram 24 cursos técnicos autorizados a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação
Escola Dom Pedro recebe programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra
Palestras, atividades e visitas estão entre as ações realizadas
Apesar de mau odor e gosto estranho, Corsan reafirma potabilidade da água em Santa Cruz
Companhia também investiga se materiais carregados pela enchente podem estar contribuindo para os problemas
Educação de Sinimbu participa do encerramento do Programa Verde é Vida
Objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas pelo projeto junto às escolas parceiras em 2024