Investigação

Irmãos que tentaram matar homem em Santa Cruz são presos

Publicado em: 03 de abril de 2025 às 23:25 Atualizado em: 04 de abril de 2025 às 15:31
  • Por
    Cristiano Silva
  • Irmãos foram presos em Sapiranga
    compartilhe essa matéria

    Vítima respondia processo de tráfico e foi alvejada no Bairro Castelo Branco. Mais velho detido também é investigado em assassinato de rapaz que foi deixado morto no Hospitalzinho

    Dois irmãos, de 19 e 25 anos, foram presos preventivamente pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (3) no município de Sapiranga, em ação conjunta da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) de Santa Cruz do Sul com a delegacia daquela cidade. Eles são acusados de tentarem matar um homem de 28 anos no Bairro Castelo Branco, em Santa Cruz do Sul, no dia 10 de março.

    O caso foi revelado com exclusividade pelo Portal Arauto. Na oportunidade, o alvejado levou dois disparos, sendo um na cabeça, na altura da boca, que ficou alojado na região da nuca, e outro no ombro, que saiu pelas costas.

    Ele, que sobreviveu ao atentado, responde a um processo por tráfico de drogas que tramita na 1ª Vara Criminal de Santa Cruz junto do rapaz de 19. Um acusa o outro no caso em que ambos foram presos pela Força Tática da Brigada Miltar em 31 de outubro de 2024, com 1,024 quilo de crack e R$ 25,8 mil em dinheiro.

    No dia 10 de março, o homem de 19 anos e o seu irmão de 25 foram em um veículo prata até a residência do rapaz de 28 anos, no Bairro Castelo Branco, e cometeram o atentado. Um vídeo do fato teria sido gravado. Conforme as investigações da 2ª DP de Santa Cruz, o homem de 19 anos foi o atirador e o de 25 conduzia o veículo utilizado no momento do crime.

    “Os elementos coletados acerca da autoria, com depoimentos e filmagens, dentre outros, se mostraram robustos, além de estarem presentes circunstâncias que indicavam a necessidade da prisão preventiva dos infratores, então se representou pela citada medida cautelar, pleito acolhido pelo Poder Judiciário”, comentou o delegado Alessander Zucuni Garcia.

    Parente abrigava infratores

    Os infratores, logo depois do crime, deixaram Santa Cruz do Sul e, num primeiro momento, se encontravam em local incerto. “Após novas diligências, identificou-se a possibilidade de que os foragidos poderiam estar na Região Metropolitana, mais especificamente no município de Sapiranga e arredores”, salientou o delegado Alessander.

    “Com o auxílio crucial da equipe da Delegacia de Sapiranga, e com a troca de informações entre as delegacias, identificou-se o parente que estava dando guarida aos infratores”, complementou o chefe da 2ª DP.

    Na tarde desta quinta, os policiais civis prenderam os acusados em um imóvel do Bairro São Jacó, em Sapiranga. Foram apreendidos ainda um telefone celular e o veículo utilizado na prática da tentativa de homicídio.

    Investigados por delitos graves

    Sabem-se que os dois irmãos presos são membros de uma facção e chefiados por um dos principais líderes do tráfico em Santa Cruz, que atualmente é apenado em Charqueadas. O mais velho, atualmente com 25 anos, permanece como investigado em um homicídio que chamou a atenção recentemente em Santa Cruz.

    Trata-se do assassinato de Thiago Luís da Silva, de 21 anos, em 8 de novembro do ano passado. O jovem, que era morador no Bairro Santuário, foi largado por volta das 23h45 já morto na porta do Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória, por este mesmo rapaz de 25 anos, que fugiu rapidamente do local, mas depois foi identificado.

    Ele permanece como suspeito no inquérito deste homicídio que ainda está em investigação na 2ª DP. Nesta quinta-feira, depois de realizado o registro da ocorrência e demais formalidades legais em Sapiranga, os dois irmãos foram recolhidos a uma penitenciária da Região Metropolitana.

    Num segundo momento, devem ser remanejados para o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Seus nomes, por enquanto, estão sendo mantidos em sigilo pelas autoridades policiais.