Alimento será entregue para as famílias carentes do município
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Centro Gastronômico, e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Políticas Públicas e Assistência Social (Sepas), firmaram uma parceria que prevê a produção de pães que serão entregues às famílias em situação de insegurança alimentar de diversos bairros da cidade. A estimativa é de que sejam produzidos cerca de 1,2 mil pães por dia, de segunda a sexta-feira.
Para a produção dos pães, a Unisc entrou com uma estrutura moderna e automatizada e a Prefeitura com os insumos e a distribuição. Também há a articulação de agentes comunitários e organizações não governamentais, assim como grupos organizados de pessoas. “Estamos bastante satisfeitos pelo espirito solidário e cooperativo da parceria e por poder colocar mais essa infraestrutura de ponta da Unisc a serviço da comunidade”, ressaltou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer. “É sempre interessante unir forças para ajudar pessoas em situação de insegurança alimentar, articulando para que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e adequada, fortalecendo a imunidade para enfrentar o momento atual”, disse a secretária municipal de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado.
Na prática, as indicações das famílias serão endossadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a distribuição será feita junto às cozinhas comunitárias e aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. “A ação será muito importante para firmar parcerias sólidas entre a Prefeitura Municipal, a Universidade e outras entidades, no desenvolvimento de ações permanentes no enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional”, destacou a nutricionista da Prefeitura, Giovana Bittencourt. “A união entre vários segmentos da sociedade amplia o ato de solidariedade, facilitando o alcance do direito humano à alimentação adequada e saudável”, acrescentou a nutricionista Cristiane Grapiglia.
A iniciativa também conta com o apoio do Grupo do Bem, que articulou a ideia, do Supermercado Miller e da padaria Lisaruth, que deram o aporte inicial de insumos.
Notícias relacionadas
“Há situações em que a mulher sequer percebe que aconteceu uma violência”, afirma advogada
Crime de importunação sexual foi registrado nessa quinta-feira em Santa Cruz
Hospital Santa Cruz promove palestras sobre manejo da dor
A atividade será realizada no auditório do Curso de Medicina
Enart promove ação solidária e arrecada quatro mil brinquedos para crianças carentes
Durante o evento, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) angariou brinquedos novos que serão doados na Festa de Natal do Município
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ QUARTO Congresso Estadual das Academias de Letras inicia HOJE em Santa Cruz. ➡️ Incidência de sinistros em estufas de tabaco são motivos de alerta na atual safra. ➡️ Santa Cruz sedia segunda…