Se aprovada, medida vai implementar alíquota de 12% nos itens a partir de abril
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) lançou um abaixo-assinado contra os decretos do Governo do Estado que, entre outras medidas arrecadatórias, aumentam a carga tributária de alimentos e outros itens. O documento pode ser acessado e assinado digitalmente através do site oficial.
A entidade chama atenção a produtos como frutas, verduras, hortaliças e ovos, que deixarão de ser isentos de ICMS e passarão a ter alíquota de 12% a partir de abril se mantido o dispositivo assinado pelo governador Eduardo Leite. Haverá aumento na carga tributária, também, na carne, no leite, no arroz e no pão, que hoje são tributados de ICMS, mas com alíquota reduzida.
Veja também: Receita da Sorte de março oferece mais de 80 mil chances de ganhar
"Nós rejeitamos, como parcela majoritária da sociedade, a proposta inicial do governo de aumentar a alíquota modal de ICMS de 17% para 19,5%. Contudo, também não podemos concordar com este posto 'plano B' que, com os decretos, trarão aumento de impostos que vão recair diretamente sobre o consumidor gaúcho", comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. "Nós convocamos a todos os gaúchos e gaúchas que não concordam com esta decisão para que assinem a petição e nos ajudem a mostrar a força dessa demanda contra a ampliação da carga tributária".
Notícias relacionadas
Taxa de desemprego recua em sete estados no terceiro trimestre, diz IBGE
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Wine Experience Pedras da Quinta criou memórias e novas experiências
Evento realizado na vinícola em Encruzilhada do Sul buscou fomentar economia e turismo regional, valorizando produtos locais
Práticas de segurança digital ajudam a evitar golpes na Black Friday
Entre as dicas, verifique a procedência da loja antes de preencher qualquer cadastro, pois muitos golpistas buscam coletar dados
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade