Economia

Mais de 192 mil beneficiários ainda não resgataram o Cartão Cidadão

Publicado em: 03 de março de 2023 às 08:07 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 15:48
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Governo do Rio Grande do Sul
  • Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
    compartilhe essa matéria

    Taxa de benefícios não retirados representa 31% dos titulares ativos

    O Cartão Cidadão ainda não foi retirado por mais de 192 mil beneficiários do Devolve ICMS, o que equivale a 31% dos titulares ativos, a maior parte deles moradores de Porto Alegre. Apenas na capital, há 28 mil pessoas que ainda não coletaram o benefício do governo estadual, de acordo com levantamento da Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulgado na quarta-feira (1).

    Veja se você é beneficiário do Devolve ICMS

    O painel estatístico do Devolve ICMS, criado pela Receita Estadual, também revela que em Nova Santa Rita somente 41% das famílias está com o Cartão Cidadão em mãos, o que configura o menor percentual de entrega do Estado entre as cidades com mais de 2 mil beneficiários. Torres e Canela aparecem na sequência, com índices de entrega de 52% e 54%, respectivamente.

    Consulte os locais de entrega do Cartão Cidadão

    Em números absolutos, sem contar Porto Alegre, o município que registra o maior saldo de pendências de retirada é São Leopoldo, onde mais de 5 mil beneficiários ainda estão sem o Cartão Cidadão. Na sequência, aparece Passo Fundo, onde quase 4 mil pessoas precisam retirar o benefício do Devolve ICMS.

    Os cartões emitidos pelo governo estadual têm validade de um ano. O titular que não resgatar o benefício dentro do prazo deverá solicitar uma segunda via e não poderá utilizar o valor depositado no cartão antigo.