O trajeto sai da igreja Santo Inácio, passando pela rua da Gruta e retornando à Rua Gaspar Silveira Martins, até a Casa de Retiros Loyola
No sábado (8), ocorre a tradicional procissão à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada junto à Casa de Retiros Loyola, administrada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) de Santa Cruz do Sul. O evento religioso, organizado em parceria com a Comunidade Santo Inácio, inicia às 18 horas, com a acolhida aos fiéis e, em seguida, procissão com celebração da Santa Missa em direção à Gruta. Após a celebração haverá bênção da saúde para os participantes.
Conforme a coordenadora do MCC da Diocese de Santa Cruz do Sul, Clarisse Knorst, a procissão tornou-se ao longo dos anos um ato de fé e devoção, acompanhado por centenas de pessoas. “Esta procissão já foi coordenada pelo MCC, inclusive. No entanto, nos últimos anos, a organização ficou com a Comunidade Santo Inácio, que foi quem iniciou esta tradição, há muitos anos. Nós sempre participamos desta caminhada e para nós é muito importante para que possamos renovarmos a nossa fé”, ressalta.
Clarisse explica que a celebração tem início durante a procissão, a partir das 18 horas, quando está prevista a saída para a Gruta. “Durante todo o trajeto, o celebrante, que neste ano é o padre Giovane Gonçalves, inicia a Santa Missa, celebrando até a parte que antecede o rito do ofertório. A partir daí, a celebração é concluída na Gruta, que fica dentro da área da Casa de Retiros Loyola”, revela a coordenadora do MCC, ao informar que algumas pessoas, que não participam da caminhada, se dirigem diretamente ao local. “É importante lembrar que não há acomodações junto à Gruta, então que vai direto, pode até mesmo levar a sua cadeira”, recomenda.
A coordenadora do MCC conta ainda que a procissão à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é uma oportunidade de demonstrar a gratidão, pedir alguma graça ou até mesmo, pagar uma promessa feia. “Eu, particularmente adoro. A celebração lá na Gruta para mim é muito emocionante, porque podemos ver a imagem lá no alto, o povo aos seus pés, rezando e ao fundo a água caindo pelas rochas da cachoeira é reconfortante. Sem dúvida, um momento especial”, complementa.
O trajeto da procissão sai da igreja Santo Inácio, na Rua Gaspar Silveira Martins, passando pela rua da Gruta e retornando à Rua Gaspar Silveira Martins, com destino à Casa de Retiros Loyola. O evento está marcado para o sábado (8), confirmado com tempo estável.
Notícias relacionadas
Começa o período de efetivação das matrículas da rede municipal de Venâncio Aires
Processo deve ser realizado pelos pais ou responsáveis diretamente na escola indicada até 11 de fevereiro
Um dia perfeito
Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
Confira os horários nas repartições municipais a partir desta segunda-feira em Santa Cruz
Boa parte dos serviços estava atendendo em turno único, conforme determinado pelo prefeito
Feira de Adoção resulta em 20 animais adotados em Santa Cruz
Ação ocorreu no Dog Park, na Praça da Bandeira