Administração Municipal alegou inconstitucionalidade no projeto
Alegando inconstitucionalidade, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, vetou o projeto que previa o transporte de animais em ônibus urbanos, aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 11. Além disso, com a mesma justificativa, vetou o projeto sobre a proteção do patrimônio histórico; o que dispõe sobre a comunicação prévia da interrupção ou suspensão do serviço de fornecimento de energia elétrica e água; e sobre alterações na lei de criação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Compur).
Em nota encaminhada aos meios de comunicação pela prefeitura, um parecer da própria Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores alegou impedimento legal para a aprovação dos textos. Como já ocorreu em ocasiões anteriores, o prefeito tem por costume, independente de sigla partidária, vetar projetos que violem princípios constitucionais.
A proposta teve como autora a vereadora Bruna Molz. Era destacado que a saúde dos animais está intimamente ligada à saúde humana e, então, a municipalidade deve facilitar os meios para que a população de baixa renda propicie socorro médico aos seus animais domésticos. Caso fosse sancionado, seriam considerados animais domésticos de pequeno ou médio porte, os cães e os gatos de até 10kg. Ficam incluídos também os cães-guias, sem limite de peso, desde que acompanhando portadores de deficiência visual.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão