Paciente que for encaminhado fará a solicitação da consulta com especialista ou exame através do setor
A partir de agora, a marcação de consultas especializadas passa a ser mais efetiva. Isso porque inaugurou na manhã de quarta-feira, dia 30 de novembro, a Central de Marcações de Consultas Especializadas, que está situada junto ao Posto de Saúde Central de Vera Cruz. De acordo com a enfermeira dirigente da equipe administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Roehrs Schneider, o acesso ficou mais facilitado e inclusivo, além disso, o local aproveita a área externa de espera.
Com a Central, após a consulta com o médico clínico do Sistema Único de Saúde (SUS), se o paciente for encaminhado, é neste setor que se fará a solicitação da consulta ou do exame, e também onde se fará a marcação das consultas especializadas. “Depois de conseguir a vaga via sistema, o paciente é avisado pelo mesmo setor, que auxiliará ainda na marcação dos transportes para o comparecimento da agenda realizada”, explica a profissional. Daniela reforça que exames de mamografia, ecografias, entre outros também seguem o mesmo fluxo.
A enfermeira Daniela explica que o fluxo de marcação de consultas depende do encaminhamento e da descrição da patologia que o médico assistente realizou. “Se o caso é urgente, normalmente entra como prioridade tanto para exames como para consultas, ou deve ser feito contato de médico para médico no hospital de referência”, esclarece. Os casos eletivos são regulados pela central de regulação do Estado via sistema, que avalia o que é digitado (evolução médica) e libera a vaga conforme critérios estabelecidos.
À ESPERA DA CONSULTA
Para a moradora de Linha Fundinho, interior de Vera Cruz, Marina Petry, de 53 anos, poder contar com agendamentos para médicos especialistas via SUS é muito bom, mesmo que possa acontecer espera até o dia da consulta. Na manhã desta sexta-feira, dia 2 de dezembro, por volta das 7 horas a agricultora já aguardava em frente a Central para logo ser atendida e tentar agendar uma consulta com médico traumatologista, em Rio Pardo, município que conta com referência na área.
Confiante, Marina acredita que não irá demorar para conseguir o agendamento. “Sempre que precisei fui bem atendida e para minha surpresa, não precisei esperar como muitos comentam”, conta.
A dona de casa Carina Oliveira dos Santos, de 21 anos, também foi até o setor para agendar sua primeira eco para verificar de quantas semanas está grávida. Ela acredita que através do sistema da Central, as consultas serão agendadas mais facilmente e com menos tempo de demora.
Confira a matéria completa da edição impressa deste sábado do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Arauto Saúde aborda a importância do tempo para integrar e unir famílias
Psicóloga e psicanalista, Luciana Deretti, foi a entrevista desse sábado
Após enchente histórica, Estado vive momento crucial de reconstrução, diz secretário
Maneco Hassen participou, na tarde dessa terça-feira (25), de um evento na Prefeitura de Santa Cruz
Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial é nesta semana
Evento promovido pela EcoCannabis acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul
Estudantes do campo agora têm vagas reservadas no Sisu
A medida garante que estudantes do campo tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior que os alunos de áreas urbanas