Prática de adiantar o voto no período da manhã é comum em todos os pleitos eleitorais
Ao contrário do que se viu no período da manhã deste domingo (2) em Santa Cruz do Sul, as seções eleitorais no período da tarde tendem a ter menor movimentação. Isso porque a preferência da maioria dos eleitores é de cumprir o seu direto como cidadão já no período da manhã.
A prática, segundo a secretária da seção 275, Adriana Bartz, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é comum. "De manhã foi bem mais corrido. Agora de tarde está mais amenizado, mas pela manhã foi bem puxado, pessoal decidiu por vir cedo e eliminar logo esse dever. Isso acabou deixando o trabalho dos mesários mais leve nessas últimas horas de votação. Pessoal tem essa preferência por adiantar mesmo e fazer da manhã o momento de maior movimentação nas seções", afirma Bartz, que está trabalhando pela terceira vez em eleições.
Segundo ela, alguns detalhes precisam ser checados com antecedência, como a verificação de sua seção, pois algumas foram transferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), fazendo com que algumas pessoas permanecessem em filas erradas. Além disso, o reconhecimento da biometria também foi motivo de atrasos pela manhã, principalmente para quem não fez e teve a digital de outros documentos antigos.
Notícias relacionadas
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas