Falha no reconhecimento da biometria em alguns casos atrasa o processo e causa filas
Diferente das eleições municipais de 2020, realizadas em meio à pandemia de Covid-19, o pleito deste ano conta com a obrigatoriedade da biometria. Em Venâncio Aires, muitas seções registraram fila e demora na votação por causa disso, neste domingo (2). Em boa parte das seções, a biometria não era reconhecida.
Conforme a juíza da 93ª zona eleitoral, Sandra Regina Moreira, eleitores que possuem a biometria são obrigados a passar pelo processo. “O mesário precisa realizar quatro tentativas. Ele pode, inclusive, alterar o dedo do eleitor na hora do reconhecimento da digital. Caso não ocorra o reconhecimento após as quatro tentativas, o mesário, então, está autorizado a realizar manualmente o cadastro do título de eleitor”, explica.
Professor aposentado, Renato Müller, salientou a demora em função da biometria. Ele votou na Escola Professora Leontina, no bairro Santa Tecla. “A questão é que temos que colocar várias vezes o dedo, mas não passa. Aí precisam digitar”, disse. Apesar da demora para o reconhecimento da biometria, Renato diz que a votação em si foi rápida. “Já fiz meu ato de cidadania. Depois da biometria deu tudo certo, não demorei nem um minuto para votar. Temos que respeitar e transmitir a democracia em todos os nossos gestos e atos neste domingo”, explicou.
A escola Professora Leontina é o 14º colégio eleitoral de Venâncio Aires. Problemas com o reconhecimento da biometria foram registrados na maior parte das seções de Venâncio Aires. No entanto, o maior número de reclamações ocorreu na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), no Clube de Leituras, no Colégio Oliveira Castrilhos, na Associação do Banco do Brasil (AABB) e em seções de Vila Mariante.
Votando na Sova, a acadêmica de odontologia, Ana Carolina Oswald, diz que além da demora para o reconhecimendo da biometria, as filas chamaram a atenção. "Sempre votei aqui e, hoje, pela primeira vez, precisei ficar mais na fila esperando para votar. Nunca tinha pego fila na minha seção, isso que nas eleições sempre voto em horários diferentes", destacou.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão