Portal Arauto conheceu a história de sete pessoas que trabalham, discreta, mas intensamente, nos bastidores da Oktoberfest
Eles são a cara da Oktoberfest. E não estamos falando dos bonecos, das soberanas, ou das bandinhas típicas, mas sim, de pessoas que figuram discreta, mas intensamente e com muito amor, entre a grande equipe de voluntários que torna possível a maior festa germânica do Estado.
Sendo assim, você já deve ter ouvido a voz que ecoa na rádio parque durante os 12 dias do evento? Ou observado atentamente cada detalhe da bela infraestrutura do parque? Também já deve ter ido até a Marechal Floriano em um domingo de outubro, acompanhar o encanto dos desfiles temáticos e pensar em como é feito cada detalhe? Degustado com muito apresso cada cantinho onde a gastronomia está presente, além do tradicional almoço no Pavilhão Central? E ao chegar no parque, ter visto o sorriso de cada funcionário na bilheteria, e a alegria contagiante das recepcionistas recebendo os visitantes?
O Portal Arauto conversou com o Ildo, o Amélio, o Luiz Carlos, a Alice, o Erni, a Rosely e a Susana, para conhecer a história de quem trabalha com tanto amor e há tantos anos, nos bastidores da Festa da Alegria.
Ildo Lemos da Silva – Rádio Parque
Ele pode até não aparecer muito, mas sua voz marcante é conhecida por todos que passam pela Oktoberfest. Ildo trabalha no Rádio Parque e é responsável pelos anúncios de utilidade pública durante a Festa. "Achados e perdidos, as pessoas se procurando, isso é bem comum por aqui. Somos os primeiros a chegar e os últimos a sair", afirma.
Amélio Gassen – Infraestrutura
Manutenção, reformas, parte elétrica, hidráulica e de montagem do parque, é sob a coordenação do Amélio. Para ele, é um prazer fazer parte da Festa da Alegria. "Quando vejo as coisas funcionando, fico feliz em saber que ajudei em alguma coisa nesta festa tão grandiosa", salienta.
Luiz Carlos Kopp – Comissão de Desfiles
Integrante da comissão de desfiles há 30 anos, o Luiz Carlos é um dos responsáveis de levar a alegria da Oktoberfest, para as ruas de Santa Cruz do Sul aos domingos de manhã. Com o carro "Bierwagen", eles fecham o desfile com a distribuição de chopp para as pessoas que assistem a atração. "Vamos sentindo a cada copo que entregamos, a alegria da pessoa que está recebendo o chopp", considera.
Alice Kwiatkowski – Coordenadora do Setor de Gastronomia e Projetos
Da organização da Escolha das Soberanas, direto para a coordenação das delícias que os visitantes terão à disposição na Oktoberfest. Essa é a Alice, que trabalha antes, durante, e depois do evento. "A Oktoberfest para mim é como se fosse a minha vida, parte dela. Conheci amigos que levo para a vida, além de ser o meu trabalho e todo meu crescimento profissional", destaca.
Erni Thomas – Restaurante do Pavilhão Central
O Seu Erni e a turma do Restaurante Thomas, são os responsáveis, há mais de 20 edições, pelo almoço no Pavilhão Central durante o evento. Trazendo em cada alimento a essência e os temperos da cultura alemã, ele afirma que toda a equipe gosta de trabalhar na festa. "A gente já aproveita para ver todo mundo feliz. O pessoal tomando seu chopp, comendo seu prato típico, é só alegria", declara.
Rosely Hanemann – Bilheteria
Com muita simpatia e receptividade, a Rosely recebe há 25 anos, os visitantes que chegam na bilheteria para curtir as atrações da Oktoberfest. "É muito gratificante ver as pessoas chegando alegres para a festa, fora que a gente tem a oportunidade de ver pessoas que não vemos há anos", conta.
Susana de Almeida – Recepcionista
Alegria. Essa é a palavra que define o time de recepcionistas da Oktoberfest, do qual a Susana faz parte desde 2007. A cada visitante que passa pelo Pórtico de Entrada, é preciso transmitir a energia que a maior festa germânica do Estado, proporciona. "Precisamos estar alegres e sorridentes, para que a pessoa já entre no clima da festa", alega.
Notícias relacionadas
Os desfiles da Oktoberfest fazem história e deixam seu legado de preservação cultural
Assunto é o tema do 23º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
Vídeo detalha condições da RSC-153 e reforça pedido por melhorias
Municípios fizeram publicações coletivas para gerar maior mobilização das autoridades
Câmeras mostram caminhão em alta velocidade sem freios em Monte Alverne
Segundo relato de moradores, motorista conseguiu parar o veículo 600 metros depois
Da Alemanha para a Oktoberfest, a música atravessa o oceano e festeja a imigração
Assunto é o tema do 22º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul