Polícia

Simulação de ataque na modalidade do “Novo Cangaço” será feita em Santa Cruz

Publicado em: 02 de agosto de 2022 às 14:58 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:13
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Brigada Militar/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Ação está programada para 5 de setembro, no Banco do Brasil

    A Brigada Militar organiza uma edição do exercício do Plano de Defesa da Cidade em Santa Cruz do Sul. O treinamento é uma espécie de simulação com assaltos a estabelecimentos bancários na modalidade do “Novo Cangaço” e envolve diversas forças da segurança pública. A ação está programada para 5 de setembro.

    O alvo, segundo o chefe do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, será o Banco do Brasil. A estrutura abriga o Centro Regional de Distribuição de Dinheiro (Ceret) e é considerada atrativa para os criminosos já que, em determinados períodos, abriga grandes quantias.

    A simulação deve colocar em prática o plano tático de reação a ataques. Com o trabalho, os agentes podem ter mais clareza do papel de cada um em uma eventual resposta a possíveis ataques em Santa Cruz e nos municípios vizinhos. Ações similares já foram realizadas em Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

    O comandante do CRPO/VRP, coronel Giovani Paim Moresco, disse que, por se tratar de um exercício, a comunidade pode ficar tranquila. “Ele está sendo noticiado para que a população tenha pleno conhecimento que se trata de um exercício”, esclareceu.  

    Novo cangaço

    A expressão surgiu no Nordeste, na década de 90, através da mídia e serve para designar as quadrilhas com ações agressivas que cercavam pequenas cidades para praticar crimes cinematográficos. Ataques como se tornaram mais frequentes nos últimos anos, principalmente em cidades pequenas e médias, com envolvimento de facções.