Iniciativa visa diminuir os impactos dos desastres naturais no município
O prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, anunciou a criação de um sistema para alertar a população sobre enchentes com antecedência. Em entrevista ao Grupo Arauto, Monteiro detalhou a iniciativa que visa diminuir os impactos dos desastres naturais no município.
Segundo o chefe do Executivo, está sendo criada uma nova comissão, que será liderada pela Defesa Civil e que terá como principal objetivo monitorar constantemente os níveis dos rios Pardo e Jacuí, que são responsáveis pelo maior fluxo de águas na região. “Nós temos que fazer esse monitoramento constantemente e vamos formar uma equipe para que trabalhe nesse sentido”, disse.
Além do monitoramento, o prefeito destacou a formação de uma equipe para alertar os moradores e coordenar a evacuação em caso de emergência. “Um grupo de pessoas para que nós possamos, de uma forma muito rápida e ágil, fazer com que essas pessoas, caso ocorra um novo evento como este, sejam retiradas de uma forma muito tranquila”, afirmou.
O novo sistema de alerta deve informar os moradores com três a quatro dias de antecedência, permitindo uma melhor organização e alocação das famílias afetadas. “Esses eventos são muito rápidos e sem esse monitoramento, essa constante vigilância, está fadado ao insucesso. E aí acontece todo esse pânico como realmente ocorreu. É isso que a gente quer evitar”, concluiu.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min