Iniciativa visa diminuir os impactos dos desastres naturais no município
O prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, anunciou a criação de um sistema para alertar a população sobre enchentes com antecedência. Em entrevista ao Grupo Arauto, Monteiro detalhou a iniciativa que visa diminuir os impactos dos desastres naturais no município.
Segundo o chefe do Executivo, está sendo criada uma nova comissão, que será liderada pela Defesa Civil e que terá como principal objetivo monitorar constantemente os níveis dos rios Pardo e Jacuí, que são responsáveis pelo maior fluxo de águas na região. “Nós temos que fazer esse monitoramento constantemente e vamos formar uma equipe para que trabalhe nesse sentido”, disse.
Além do monitoramento, o prefeito destacou a formação de uma equipe para alertar os moradores e coordenar a evacuação em caso de emergência. “Um grupo de pessoas para que nós possamos, de uma forma muito rápida e ágil, fazer com que essas pessoas, caso ocorra um novo evento como este, sejam retiradas de uma forma muito tranquila”, afirmou.
O novo sistema de alerta deve informar os moradores com três a quatro dias de antecedência, permitindo uma melhor organização e alocação das famílias afetadas. “Esses eventos são muito rápidos e sem esse monitoramento, essa constante vigilância, está fadado ao insucesso. E aí acontece todo esse pânico como realmente ocorreu. É isso que a gente quer evitar”, concluiu.
Notícias relacionadas

Jantar Solidário vai beneficiar obras de restauração da Catedral São João Batista
Evento no Centro Comunitário da Catedral contará com galeto, massas, sobremesas e show da banda Nova Geração

Neuropsicóloga compartilha experiência em palestra sobre autismo
Evento, que ocorre na próxima quarta-feira, no Auditório Memorial da Unisc, é gratuito

Parque da Cruz recebe 15ª Caminhada da Paixão de Cristo nesta sexta
Os participantes percorrerão estações que simbolizam a Via Sacra durante um percurso de 4,5 quilômetros

Do tempo da casquinha que quebrava
Lembro como se fosse hoje da dificuldade que tive em encontrar, certa feita, meu ninho escondido num milharal. Acho até que mais legal do que o chocolate que estava dentro era a tarefa da caça ao tesouro