Morte ocorreu há duas semanas
Uma idosa morreu em Vera Cruz devido à gripe provocada pelo vírus do tipo Influenza B. A informação foi confirmada ao Portal Arauto no início da tarde desta segunda-feira (2) pela secretária de Saúde de Vera Cruz, Liseana Flores. Essa foi a primeira morte por gripe na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde neste ano.
A mulher, moradora do interior e que faleceu há cerca de duas semanas, chegou a fazer a vacina da gripe A, mas como necessita de um tempo para surtir efeito, a vacina não inibiu as complicações pelo vírus Influenza B. A dose serve para imunizar contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e tipo B. De acordo com Liseana, a idosa havia perdido o marido, estava deprimida, além de ser hipertensa e diabética, o que agravou o quadro.
Ainda segundo a secretária, trata-se de um caso isolado e que deixa a cidade em alerta. Além disso, a Secretaria da Saúde de Vera Cruz não tem conhecimento a respeito de outros casos.
Tanto em Vera Cruz quanto em Santa Cruz do Sul ainda há disponível doses da vacina da gripe para todas as faixas etárias. Em Vera Cruz, há 300 vacinas disponíveis à população.
NA REGIÃO
De acordo com informações repassadas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 13 municípios, na região há registro de três casos confirmados de gripe, sendo dois de H1N1 que envolvem dois homens, um de 39 e o outro de 55 anos. Ambos estão bem. O terceiro caso registrado se refere a Vera Cruz, primeira morte por gripe na região neste ano.
Os municípios abrangidos pela 13ª são Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
NO ESTADO
No Rio Grande do Sul já são contabilizadas sete mortes por gripe neste ano, sendo que as três mortes mais recentes ocorreram em Porto Alegre (duas delas) e uma em Vera Cruz. Segundo o que foi divulgado pela Rádio Gaúcha, até então, já foram registradas outras duas mortes na capital gaúcha, além de uma em Gramado e uma em Lajeado. Das sete mortes, quatro foram pelo vírus H1N1 (Influenza A), um por H3N2 (Influenza B), um por Influenza A não subtipado e um por Influenza B. Dentre os casos de mortes, apenas uma pessoa havia se vacinado, que era a idosa de Vera Cruz.
A DOENÇA
A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade