Evento ocorre a partir do meio-dia no Salão Ipiranga, na Linha 17 de junho
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Frölich, de Linha 17 de Junho, no interior de Venâncio Aires, celebrou 65 anos na última sexta-feira (2). Para marcar a passagem da data, uma festividade ocorre a partir do meio-dia deste domingo (4), no Salão Ipiranga da localidade.
Haverá almoço com galinhada, maionese e salada. Na parte da tarde, a partir das 14h, o Grupo Die Schwalben realiza uma apresentação e, após, tem início a reunião dançante com Grupo Energia. O evento é organizado pelos membros do Círculo de Pais e Mestres (CPM) e do Conselho Escolar.
Conforme a diretora, Maria Cristina Pozzebon, as atividades desenvolvidas pelos profissionais buscam estimular os estudantes, sempre primando pela educação, cidadania e respeito. "Procuramos desenvolver uma ação educativa que aprimore o sabor em todas as dimensões, valorizando o conhecimento, a cultura, a ciência, a produção pessoal e coletiva no exercício consciente da cidadania, impactando em uma educação fundada em aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, respeitando as diversidades", salienta.
Neste ano, dentro das comemorações dos 65 anos de atuação, a escolha escolheu um tema que vem sendo trabalhado com os alunos: Plantar na escola para colher na vida. Diante disto, deste o primeiro dia os estudantes realizam tarefas e ações relacionadas com o tema. "Queremos que o estudante aprenda a se comprometer com o mundo que o cerca, assim como seu desenvolvimento como um todo, como protagonistas das aprendizagens que os docentes propõe a eles", explica a diretora.
Maria Cristina conta que antes da construção do atual prédio da escola, as aulas eram dadas em uma capela próxima e os professores eram pagos pela comunidade. Após a venda do terreno onde o educandário está localizado para o Estado do Rio Grande do Sul, teve início, em 1956, a construção do prédio. A diretora relembra, ainda, as mudanças que ocorreram na escola ao longo dos 65 anos de atividade.
"Em 1958 foi feito o lançamento da pedra fundamental e em 10 de março do mesmo ano, através de decreto, foi criada a Escola Rural Reunida de Linha 17 de Junho. Em 22 de janeiro de 1969, através de um novo decreto, a escola foi renomeada para Grupo Escolar Rural de Linha 17 de Junho. E em maio de 1977, a escola recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Leo João Frölich, em homenagem ao ex-diretor, o professor Leo João que faleceu durante a sua gestão no próprio colégio."
A denominação oficial, que segue até hoje, ocorreu em 31 de dezembro de 1998. Atualmente, segundo a diretora, a escola atende 70 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e mais 16 alunos que estão matriculados na pré-escola. Além disso, 13 professores e três funcionários atuam no educandário venâncio-airense. Maria Cristina destaca, ainda, que os alunos que frequentam a escola são moradores de diversas localidades de Venâncio Aires, entre elas Linha 17 de Junho, Monte Belo, Linha Cecília, Harmonia da Costa, Olavo Bilac e Santa Emília.
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município